NotíciasRibeirão Preto

Orquestra Sinfônica de Lisboa traz musical “O Pequeno Príncipe” para mais de mil alunos da rede municipal de Ribeirão Preto

Getting your Trinity Audio player ready...

Mais de 1.100 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto terão uma experiência artística inédita nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de maio, durante a apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe: um Musical para Plateia e Marionetas”, promovido pela Diverte Cultural, em parceria com a Orquestra Sinfónica de Lisboa e apoio dos Ministérios da Educação e da Cultura do Governo de Portugal. As sessões acontecem no Theatro Pedro II, com entrada gratuita para os estudantes da rede pública.

O concerto participativo tem como base o clássico da literatura infantil de Antoine de Saint-Exupéry e será apresentado em formato musical com interação direta da plateia, composta por alunos de educação infantil e ensino fundamental, entre 4 e 13 anos. O espetáculo será cantado, com a participação ativa das crianças, que foram preparadas previamente pelos professores de arte da rede.

Ao todo, serão 6 sessões (3 por dia), nos horários de 8h30, 14h30 e 16h, com duração de uma hora cada. Mais de 30 escolas municipais participam da atividade, com deslocamento feito em ônibus escolares e apoio da Guarda Civil Metropolitana e da RP Mobi, garantindo a organização do trânsito e a segurança de todos.

Segundo André Gonçalves, chefe da Seção de Ensino Fundamental – Anos Finais, a iniciativa proporciona uma vivência única de arte e cultura: “É uma oportunidade ímpar para nossas crianças conhecerem um teatro histórico, como o Pedro II, e se envolverem ativamente em um espetáculo internacional, depois de se prepararem em sala com seus professores. Isso amplia o repertório artístico e fortalece os vínculos com a literatura e a música de forma lúdica e participativa.”

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Antes do espetáculo, os professores de arte passaram por uma formação específica em dois momentos. O primeiro ocorreu no dia 13 de março, conduzido por Miguel Pernes, maestro titular da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa, na Sala de Concertos da Tulha (FFCLRP/USP). O segundo foi ministrado por Stephan Piva Paranhos, formador de arte do Centro Educacional Paulo Freire, durante o TDC Rede (Trabalho Docente Coletivo), em 14 de abril.

Em sala de aula, os docentes trabalharam com os alunos as tessituras vocais, ajudando-os a identificar e classificar diferentes tipos de voz – conteúdo que será explorado na apresentação. A ação faz parte da proposta pedagógica que integra arte e educação em experiências culturais significativas.

Sobre o espetáculo

“O Pequeno Príncipe” conta a história de um menino vindo de um asteroide distante, que viaja por diversos planetas e encontra personagens que lhe ensinam importantes lições sobre amizade, amor e o olhar sensível para o mundo. O musical será encenado com marionetas, músicos e a participação do público infantil, compondo uma experiência sensorial, literária e musical.


- Publicidade -


A produção é assinada pela Foco Musical Portugal e pelos Serviços Educativos da Orquestra Sinfónica de Lisboa, reconhecidos por promoverem espetáculos educativos de alta qualidade, como o que já encantou os alunos da rede municipal em 2024 com o espetáculo “O Sítio da Amizade”.

 

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

 

Comentários