Orquestra Sinfônica de Lisboa traz musical “O Pequeno Príncipe” para mais de mil alunos da rede municipal de Ribeirão Preto
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mais de 1.100 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto terão uma experiência artística inédita nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de maio, durante a apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe: um Musical para Plateia e Marionetas”, promovido pela Diverte Cultural, em parceria com a Orquestra Sinfónica de Lisboa e apoio dos Ministérios da Educação e da Cultura do Governo de Portugal. As sessões acontecem no Theatro Pedro II, com entrada gratuita para os estudantes da rede pública.
O concerto participativo tem como base o clássico da literatura infantil de Antoine de Saint-Exupéry e será apresentado em formato musical com interação direta da plateia, composta por alunos de educação infantil e ensino fundamental, entre 4 e 13 anos. O espetáculo será cantado, com a participação ativa das crianças, que foram preparadas previamente pelos professores de arte da rede.
Ao todo, serão 6 sessões (3 por dia), nos horários de 8h30, 14h30 e 16h, com duração de uma hora cada. Mais de 30 escolas municipais participam da atividade, com deslocamento feito em ônibus escolares e apoio da Guarda Civil Metropolitana e da RP Mobi, garantindo a organização do trânsito e a segurança de todos.
Segundo André Gonçalves, chefe da Seção de Ensino Fundamental – Anos Finais, a iniciativa proporciona uma vivência única de arte e cultura: “É uma oportunidade ímpar para nossas crianças conhecerem um teatro histórico, como o Pedro II, e se envolverem ativamente em um espetáculo internacional, depois de se prepararem em sala com seus professores. Isso amplia o repertório artístico e fortalece os vínculos com a literatura e a música de forma lúdica e participativa.”
Antes do espetáculo, os professores de arte passaram por uma formação específica em dois momentos. O primeiro ocorreu no dia 13 de março, conduzido por Miguel Pernes, maestro titular da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa, na Sala de Concertos da Tulha (FFCLRP/USP). O segundo foi ministrado por Stephan Piva Paranhos, formador de arte do Centro Educacional Paulo Freire, durante o TDC Rede (Trabalho Docente Coletivo), em 14 de abril.
Em sala de aula, os docentes trabalharam com os alunos as tessituras vocais, ajudando-os a identificar e classificar diferentes tipos de voz – conteúdo que será explorado na apresentação. A ação faz parte da proposta pedagógica que integra arte e educação em experiências culturais significativas.


Sobre o espetáculo
“O Pequeno Príncipe” conta a história de um menino vindo de um asteroide distante, que viaja por diversos planetas e encontra personagens que lhe ensinam importantes lições sobre amizade, amor e o olhar sensível para o mundo. O musical será encenado com marionetas, músicos e a participação do público infantil, compondo uma experiência sensorial, literária e musical.
- Publicidade -
A produção é assinada pela Foco Musical Portugal e pelos Serviços Educativos da Orquestra Sinfónica de Lisboa, reconhecidos por promoverem espetáculos educativos de alta qualidade, como o que já encantou os alunos da rede municipal em 2024 com o espetáculo “O Sítio da Amizade”.
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto