Pesquisadora de Ribeirão Preto é a única brasileira selecionada como bolsista do Portulans Institute
Cláudia Souza Passador, docente de pós-graduação da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), é a única brasileira selecionada pelo Portulans Institute para integrar o corpo de bolsistas de sua Rede Acadêmica do GII de 2023. Os outros dois selecionados são o norte-americano Courtney Bower, da Universidade de Cornell, e o egípcio Ismaeel Tharwat, da Universidade Americana no Cairo.
Com sede em Washington (EUA) e escritórios em Nova York e Genebra, o Portulans é um instituto educacional e de pesquisa independente que trabalha para desenvolver conhecimento e diálogo entre comunidades sobre políticas e práticas de inovação tecnológica, viabilizando pesquisas sobre os principais problemas que afetam um crescimento econômico sustentável e centrado no ser humano. Tem parceria com a Oxford University e apoio da Google.
O estudo a ser desenvolvido pela pesquisadora ribeirão-pretana, com financiamento da rede acadêmica norte-americana, se baseia no Ecossistema de Inovação Tecnológica e Social na Amazônia. “Esta pesquisa, com duração de um ano, busca traçar um panorama desse ecossistema na região da Amazônia Legal. De um lado, a proposta é realizar um levantamento sobre a inovação tecnológica tradicional, com parques tecnológicos, centros de pesquisa e referência, e de outro lado, um levantamento das tecnologias sociais existentes”.
Segundo a pesquisadora, atualmente, há mais de 400 experiências bem-sucedidas nesta área, como o extrativismo, o artesanato, a elaboração de óleos, produção de farinhas, entre outros elementos que compõem o território amazônico. “Aprofundando esse cenário, a pesquisa traz desigualdade, geração de trabalho e renda, pobreza e a efetividade das políticas públicas, aumentando assim o conhecimento das gestões públicas sobre as tomadas de decisões para as políticas ações na Amazônia”, complementa Cláudia.
- Publicidade -
Desafios da região
A população total da Amazônia legal brasileira é estimada em mais de 30 milhões de pessoas e está aumentando acentuadamente, em uma área de 5 milhões de km², que ocupam os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão. A região enfrenta desafios na saúde pública, na geração de emprego e renda, na educação, na preservação dos povos originários e na proteção da floresta baseada sobre novos padrões de desenvolvimento local, regional, territorial e sustentável. “A solução para essas demandas, que pode ocorrer por meio de políticas públicas efetivas, influencia diretamente a luta contra o desmatamento, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e o pacto global para enfrentar as mudanças climáticas globais”, afirma a pesquisadora.
Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.
A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP USP.
A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).
Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.
Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.