Orlândia

Município de Orlândia participa de Projeto para a Saúde na Adolescência e Juventude

A Enfermeira Juliana Russignoli de Almeida, responsável pela UBS III, no município de Orlândia, esteve participando de um importante curso que tem como objetivo a elaboração de projetos que visam contribuir para a implementação da Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude, garantindo o cuidado integral à saúde em serviços ambulatoriais do SUS.

Com a implantação desta política pública pretende-se a promoção e prevenção da saúde, além da proteção desta população contra vulnerabilidades.

O Estatuto da Criança e do Adolescente define como adolescentes aqueles entre 12 e 18 anos incompletos e o Estatuto da Juventude define como jovens pessoas entre 15 e 29 anos de idade.

Segundo a enfermeira que participou do curso para a implantação do projeto, a saúde tem projetos para a saúde da criança, da mulher, da gestante e do homem, mas a faixa etária de 12 a 29 anos ficou sem nenhum projeto ou ação voltadas para suas necessidades de saúde física ou mental.


- Publicidade -


Muitos jovens e adolescentes por este motivo podem vir a se sentirem ignorados ao procurarem por atendimento no SUS, por conta de sua idade, mas o projeto proporcionou um novo olhar sobre as necessidades e vulnerabilidades desta população e de como os serviços de saúde podem se articular com outros serviços para trazer uma melhor qualidade de vida. Todo esse processo ajuda a empoderar esses adolescentes e jovens com relação ao seu autocuidado.

Outros temas a serem abordados, em momentos oportunos, são abuso e exploração sexual, saúde sexual e reprodutiva, abuso de álcool e drogas ilícitas, depressão, entre outros.

Ao final do curso, a Secretaria de Saúde irá elaborar junto às equipes de saúde, a forma como a linha de cuidado será desenvolvida na cidade e as atividades que serão realizadas.

Fonte: Prefeitura de Orlândia

Comentários