Orlândia

IORM realiza live prática de Dança para os alunos do Projeto Agenda Cultural


A primeira live prática de Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, foi realizada no dia 11 de agosto pelo canal do Youtube do Instituto. A live foi  direcionada aos alunos do projeto dos núcleos de Orlândia, Miguelópolis, Ipuã e Guaíra, seus familiares, educadores e comunidade.


A aula dinâmica  foi conduzida pela professora de Dança Contemporânea do IORM, Vivian Vinha, que orientou as atividades para serem realizadas, de forma segura, por todos os alunos em suas casas.


Tendo como tema central a Consciência Corporal e a Criatividade, a prática foi desenvolvida inicialmente com um trabalho de respiração consciente e sensibilização, seguida por exercícios de organização corporal, alongamentos, força e equilíbrio. A parte de criação e improvisação teve como proposta imaginar que o corpo é um grande elástico, que aumenta e diminui de tamanho em diversas direções e velocidades, isso possibilitou a exploração do tempo e espaço, alguns dos conceitos estudados em Dança. Na finalização da live, foi proposto aos alunos um exercício de relaxamento, um momento para acalmar, respirar e conscientizar o corpo após toda a prática realizada.


“Foi um momento especial em que mesmo na distância, em cidades e casas diferentes, conseguimos nos conectar e continuar movimentando juntos”, disse a professora.


Os alunos utilizaram o chat para interação o que possibilitou um retorno instantâneo das atividades que iam sendo propostas. Eles consideraram a aula divertida. “O roteiro da aula teve que ser pensado cuidadosamente. Levamos  em consideração que o estar em casa não se compara ao estar em uma sala de dança, com  piso e espaço adequados para a prática, por exemplo. Além disso, o direcionamento das atividades no modelo virtual precisam ser bem elaborados pois, nós, professores, não estamos em interação presencial e nem temos o recurso do toque para direcionar o movimento dos alunos.”, avaliou a professora Vivian.


“Além de estimular a prática, a live foi o caminho para fortalecer a comunicação com os alunos. A que a equipe do IORM vem fazendo um trabalho estruturado e planejado para dar continuidade às atividades on-line no momento de distanciamento social. E esse ciclo não se completa sem a importante e fundamental participação dos alunos”, salienta a coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto.
E os trabalhos continuam. A próxima aula prática de dança on-line pelo canal do Youtube será com o professor de Jazz, Caio Souza.


- Publicidade -


Espetáculo Virtual
No segundo semestre, o IORM dará início ao processo criativo do primeiro espetáculo virtual realizado pelo instituto. O espetáculo Pés que Ouvem e Mãos que Falam, contará com o apoio especializado de profissionais da área de vídeo dança da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.


“O IORM tem compartilhado com os alunos a compreensão da grandeza e inovação que essa experiência irá proporcionar, e entender que eles são parte essencial para essa construção. Esta ação, assim como todas as outras que estamos desenvolvendo e adaptando para este momento de Pandemia, conta com o esforço e dedicação de toda a equipe, todos os profissionais envolvidos para cumprirmos um  dos objetivos mais importantes do IORM: a manutenção de um elo saudável entre nós e nossos assistidos, nossos alunos e suas famílias, por meio da arte.”, conclui a coordenadora artística Valéria Pazeto.

Comentários