Orlândia

Horta Educativa leva consciência ambiental para alunos de Orlândia

Em março de 2018 foram retomadas na EMEB Alcinea Gouveia de Freitas, na cidade de Orlândia, as atividades da Horta Educativa. Monitoradas pelo Assessor Técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Quassim. As atividades foram inseridas no processo político pedagógico da escola e tem como objetivos:

1- Nomear e reconhecer (nomear hortaliças e outras plantas, partes da planta, tipos de solo, etc.);
2- Compreender relações (relacionar alimentos e algumas de suas funções no corpo; conhecer os fatores que permitem o crescimento das plantas; compreender cadeias alimentares simples e demais relações de interdependência e fazer analogias);
3- Sentir e experimentar (usar os cinco sentidos e não somente a visão, experimentar novos cheiros, sabores e sensações táteis);
4- Construir e transformar pela ação (experimentar transformar o mundo pela ação construtiva, ao fazer a própria horta, o composto, o minhocário, entre outras atividades).

Os alunos participaram da construção dos canteiros e, supervisionados pelos professores, realizaram o plantio de diversas sementes que já começaram a germinar.  As atividades transcorrerão durante todo ano letivo, no qual os alunos também prepararão alimentos com o produto desta horta.

Comentários