Acirp reforça alerta da PM para golpe do PIX em empresários - Jornal NovaCidade - Orlândia | Ribeirão Preto e região

Desde 2003 | Jornal de Orlândia, Ribeirão Preto e região

Jornal NovaCidade – Orlândia | Ribeirão Preto e região
NotíciasRibeirão Preto

Acirp reforça alerta da PM para golpe do PIX em empresários

Getting your Trinity Audio player ready...

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) vem a público reforçar o alerta emitido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo sobre a incidência de golpes via PIX em empresas.

A prática criminosa afeta tanto quem vende produtos quanto os atuantes no segmento de serviços, incluindo aluguéis por temporada. De acordo com os dados divulgados, os criminosos escolhem a forma de pagamento PIX e fazem falsos depósitos ou pedem reembolso indevido pelas ferramentas regulatórias da modalidade.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

“O PIX ainda é uma ferramenta segura, mas a recomendação é sempre confirmar na conta se o pagamento foi feito mesmo e, caso seja acionado algum mecanismo de estorno, fazer a contestação imediata”, afirma Larissa Eiras, gerente de Relações Institucionais da Acirp e advogada de formação.

Como funciona O golpista faz a compra ou fecha o negócio e envia ao vendedor um comprovante de agendamento ou um comprovante falso. Confiando na informação apresentada, o atendente entrega o produto ou serviço.

Posteriormente, o criminoso cancela o PIX agendado ou aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), alegando ter sido vítima de fraude ou outro motivo para solicitar a devolução do valor pago. O prejuízo para o empresário é significativo.

Além de ficar sem a mercadoria e sem o pagamento, o estabelecimento comercial corre o risco de ter sua conta bancária bloqueada para análises.


- Publicidade -


Como se proteger e o que fazer Para evitar os danos, a principal recomendação é que o empreendedor sempre verifique se o pagamento de fato caiu na conta bancária do estabelecimento, não confiando apenas no comprovante mostrado pelo cliente no momento da compra.

Caso o empresário seja notificado sobre um bloqueio via MED (Mecanismo Especial de Devolução), a orientação é manter a calma e contestar a ação imediatamente junto ao banco.

Para isso, é necessário fornecer provas robustas da transação comercial, como recibos, comprovantes de entrega, filmagens de segurança e dados do cliente. Em casos de abordagem suspeita, a polícia deve ser acionada. Para quem já foi vítima do golpe, a orientação é procurar o distrito policial mais próximo ou registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia Eletrônica, no endereço: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. “Pedimos aos empresários que não deixem de fazer a denúncia, pois os boletins, além de prova legal, também informam à Secretaria de Segurança do Estado que esses crimes estão ocorrendo, como e em que quantidade, sustentando ações públicas de combate a esses golpes”, ressalta Sandra Brandani, presidente da Acirp. A Acirp não recebe denúncias, mas atua em consonância com as autoridades para disseminar estas informações e proteger o setor produtivo local contra fraudes digitais.

SERVIÇO

Golpe do PIX – Alerta Acirp e PM

Como funciona: Golpista paga no PIX enviando ao vendedor um comprovante de agendamento ou um comprovante falso. Empresário entrega o produto ou serviço e criminoso cancela a transação agendada ou  aciona o MED, alegando fraude.

Como evitar: Verificar na conta se o pagamento caiu de fato. Em caso de MED, contestar imediatamente assim que chegar a notificação e apresentar provas da transação comercial, como recibos, comprovantes de entrega, filmagens de segurança e dados do cliente. Em qualquer caso, faça sempre o boletim de ocorrência.

Denúncias: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br

 

 

Foto capa: reprodução Canva

Comentários