Ribeirão Preto terá unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
O Ministério Público, a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) celebraram um acordo para a preservação do imóvel onde será implantada a unidade do IFSP na cidade. Com o acordo, o Instituto Federal se comprometeu a iniciar as obras de recuperação e revitalização do prédio em até 120 dias.
O projeto, resultado de um longo processo, avança para transformar a antiga fábrica Cianê, localizada no bairro Campos Elíseos, em um centro de excelência acadêmica. A Lei que autorizou a doação da área para a construção da primeira unidade do IFSP em Ribeirão Preto foi sancionada em março do ano passado. A área de 39 mil m² ocupa o terreno onde funcionaram as Indústrias Reunidas Matarazzo e a Companhia Nacional de Estamparia S/A (CIANE), na Avenida Marechal Costa e Silva, nº 1.111.
“Hoje é um dia muito especial e histórico para nossa cidade. Ribeirão Preto finalmente terá o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Estamos resolvendo uma demanda de mais de 20 anos”, destacou o prefeito, Ricardo Silva.
- Publicidade -
“Em 120 dias, daremos o primeiro passo com a colocação da pedra fundamental e a emissão da ordem de serviço para o início das obras. O investimento será de cerca de R$ 28 milhões”, afirmou o reitor do IFSP, Silmário dos Santos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
As negociações para a instalação do campus em Ribeirão Preto tiveram início em 2013, mas foi somente em 2023 que as discussões voltaram a ganhar fôlego. Agora, com essa iniciativa, Ribeirão, que é uma das 100 contempladas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na 4ª fase do programa de Expansão dos Institutos Federais, assegura a efetivação da unidade no município. O IFSP de Ribeirão Preto vai impactar diretamente mais de 200 mil pessoas, oferecendo uma educação de qualidade e impulsionando o desenvolvimento social e econômico da cidade e da região.
Cursos
Os cursos que serão instalados no campus do IFSP em Ribeirão Preto serão definidos com a participação dos moradores, através de audiências públicas que serão organizadas pelo município.
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto
Fotos:
Fotos: Fernando Gonzaga