Praça XV e centros culturais recebem Programação Permanente da FIL - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
EventosNotíciasRibeirão Preto

Praça XV e centros culturais recebem Programação Permanente da FIL

Getting your Trinity Audio player ready...

A 24ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece de 15 a 24 de agosto. Nesta edição, a programação inclui mais de 500 atividades gratuitas, além de uma agenda permanente distribuída em 7 locais na região central da cidade. Entre as atrações fixas estão exposições, visitas guiadas, jogos interativos e educativos, troca e doação de livros, além do Ônibus Livro Vivo, que oferece uma recepção literária para toda a família. Todas as atividades são abertas ao público.

A Praça XV de Novembro concentra a maior parte da programação permanente da FIL. Das 18 atividades fixas, 13 ocorrem neste ponto central da feira. Entre elas está a exposição “Djamila Ribeiro – A Palavra como Luta”, homenagem à escritora e filósofa. Nesta edição, Ignácio de Loyola Brandão recebe uma exposição exclusiva: “Entre Distopias e Delicadezas – Loyola, 60 anos de literatura”. A mostra celebra seis décadas de trabalho do escritor e oferece ao público um percurso pela sua obra e pelas transformações do Brasil.

O local também recebe novas exposições, como “A Beleza da Foto Entre Nós”, que destaca fotografias valorizando a expressão de pessoas com Síndrome de Down, celebrando a diversidade e o protagonismo desse público. Outra mostra é “Favela em Flores”, que apresenta o projeto homônimo com a exposição “Asfalto e Favela”. Através de imagens e relatos de lideranças femininas da CUFA (Central Única das Favelas), a mostra acontece no Coreto da Praça XV de Novembro, no Espaço Favela.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Também na Praça XV acontece a exposição inédita “Rap em Quadrinhos”, criada por Wagner Loud e Load. A mostra transforma ícones do rap nacional em super-heróis, como Mano Brown como Pantera Negra, Sabotage como Dr. Manhattan e Negra Li como Tempestade, celebrando a força e representatividade da cultura das favelas.

O Centro Cultural Palace abriga duas atividades permanentes. A exposição “Tempo, Tempo, Tempo”, da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), homenageia o tempo por meio de obras visuais e inclui a ação “Leia e Leve”, que apresenta e distribui textos literários. O local também recebe os “Autores da Casa”, espaço dedicado aos escritores locais e regionais, com mais de 150 títulos disponíveis para venda e lançamento.

Informações ao vivo

A Rádio Unaerp, parceira tradicional da FIL, estará na Praça XV de Novembro com transmissões ao vivo de entrevistas e notícias sobre a feira, produzidas por estudantes do curso de Jornalismo da Unaerp. O conteúdo também será exibido simultaneamente no Facebook, YouTube, site e aplicativo da rádio. O espaço ainda recebe o podcast “Fala Favela”, da CUFA, que apresenta diariamente entrevistas, debates e destaques da programação da FIL.


- Publicidade -


Atividades educativas

Na entrada principal da Praça XV, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto mantém um estande que recebe o público diariamente com diversas atividades. Entre elas está “Jogos e Atividades de Raciocínio”, games interativos promovidos pela Secretaria de Esportes para estimular lógica, concentração e cooperação. A RP Mobi apresenta a atividade “Trânsito em Ação: Educação e Segurança”, que utiliza jogos e realidade virtual para promover a educação no trânsito. A Secretaria da Saúde traz a exposição “Prevenção”, que orienta sobre os cuidados contra infestações de escorpiões, roedores, morcegos e do Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Para as crianças e adolescentes, a ação “Educação em Saúde”, com o Samuzinho, capacita crianças e adolescentes em primeiros socorros e cidadania, formando socorristas mirins. O estande também abriga a exposição “Varal de Fotografias”, do grupo Fotógrafos do Coletivo, com fotos impressas em tecido.

Literatura

A Fundação do Livro e Leitura também marca presença na Praça XV com ações durante a FIL. O Ônibus Livro Vivo recebe os visitantes com uma programação que combina literatura e música, com apresentações dos artistas Lorena Ramos, Monalisa Machado, Gorki e G.U.T.E ao longo dos dias. Além disso, a entidade promove a Troca e Doação de Livros, um espaço dedicado ao intercâmbio literário para quem deseja doar ou trocar obras.

Visita guiada

Próximo ao coração da FIL, o público pode visitar o Palacete Camilo de Matos, edifício histórico de Ribeirão Preto, com mediação da Secretaria de Cultura e Turismo. As visitas ocorrem diariamente, das 9h às 17h, durante toda a feira. Paralelamente, acontece a 3ª Exposição de Arte Guilherme Paiva, que apresenta o acervo e a restauração do imóvel, destacando seus interiores e curiosidades.

A proposta da FIL com a programação permanente é manter a cultura, a arte e a educação vivas durante todos os dias do evento, oferecendo ao público experiências contínuas e acessíveis. Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, as atividades fortalecem o vínculo da cidade com a literatura. “A programação permanente da FIL é o coração pulsante da feira, garantindo que a cultura, a arte e a educação estejam acessíveis todos os dias.”

Serviço:
Programação Permanente

Exposição – Rap em Quadrinhos
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

Exposição: Djamila Ribeiro – A Palavra como Luta
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

Rádio Unaerp
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

Visita ao Palacete Camilo de Matos
Horário: 
9h às 17h
Local: Palacete Camilo de Matos

Ônibus Livro Vivo
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro – Usina do Saber

Exposição: A Beleza da Foto Entre Nós
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

Exposição – Favela em Flores
Horário: 
9h às 20h
Local: Coreto Praça XV de Novembro – Espaço Favela

Jogos e Atividades de Raciocínio
Horário: 
9h às 17h
Local: Praça XV de Novembro – Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Exposição: Entre Distopias e Delicadezas – Loyola, 60 anos de Literatura
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

Exposição – Tempo, Tempo, Tempo
Horário: 
9h às 20h
Local: Centro Cultural Palace

3ª Exposição de Arte Guilherme Paiva
Horário: 
9h às 17h
Local: Palacete Camilo de Matos

Trânsito em Ação: Educação e Segurança
Horário: 
9h às 17h
Local: Praça XV de Novembro – Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Exposição Educativa – Prevenção
Horário: 
9h às 19h30
Local: Praça XV de Novembro – Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Exposição – Varal de Fotografias
Horário: 
9h às 17h
Local: Praça XV de Novembro – Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Podcast Fala Favela com CUFA
Horário: 
12h às 13h
Local: Praça XV de Novembro – Rádio Unaerp

Venda e Exposição de Livros – Autores da Casa
Horário: 
9h às 20h
Local: Centro Cultural Palace

Educação em Saúde com Samuzinho
Horário: 
9h às 17h
Local: Praça XV de Novembro – Estande Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Troca e Doação de Livros
Horário: 
9h às 20h
Local: Praça XV de Novembro

A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Sesc e Senac.

Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana

Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas. 

Instituição Cultural: Sesc e Senac

Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 – Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC – Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão – Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter: @FundacaoLivroRP

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários