Ginásio do Estado
Sérgio Roxo da Fonseca *
roxodafonseca@gmail.com
Taís Costa Roxo da Fonseca **
taisroxofonseca@gmail.com
O governo do Estado de São Paulo, em priscaseras, resolveu instalar escolas públicas em seu território. O primeiro estabelecimento foi erigido na capital e o segundo em Campinas. Os professores eram escolhidos através de concurso público.
Um jovem advogado mineiro, que até então trabalhava em Ribeirão Preto, disputou a cadeira de Português oferecida em Campinas. “Os Lusíadas” foi o tema sorteado. O jovem advogado mineiro foi o primeiro colocado. Chamava-se Raul Soares de Moura.
Logo depois de iniciar sua docência foi nomeado Ministro da Marinha. Algum tempo depois foi eleito governador do Estado de Minas Gerais. Atualmente há uma cidade mineira que recebeu o eu nome, ou seja, Raul Soares.
- Publicidade -
Extrai-se da leitura que um jovem mineiro, iniciando sua carreira em Ribeirão Preto, conseguiu uma cadeira num colégio de Campinas, para em seguida ser nomeado Ministro da Marinha pelo Presidente da República, abrindo-lhe as portas para a governadoria do Estado de Mina Gerais.
Ao mesmo tempo foi inaugurado o estabelecimento de ensino de Ribeirão Preto recebeu como administrador-professor-orientador Otoniel Mota.
A atuação do Professor Otoniel Mota transfigurou também a face histórica da tão brava e leal cidade de São Sebastião de Ribeirão Preto.
As anotações da época revelam que Otoniel Mota assim que assumiu a direção doentão Ginásio do Estado passou a ter importante atuação na comunidade. Destacou-se nomeando parao exercício de cargo de professor, por exemplo, mestre que não professava as religiões dominantes na comunidade.
A sua visão universaliza não apenas a sua administração como também o comportamento da vida escolar. Tem-se como exemplo o seguinte episódio ocorrido anos após.
Sob a orientação do professor de latim, o dr. Rocha Lourenço, os alunos criaram o Parlamento Estudantil, que se reunia aos sábados pela manhã. Ganhou tanto prestígio que seus debates chegaram a ser publicados pela imprensa, principalmente quando se discutiu “o voto dos analfabetos” que, até então não participavam do jogo político no Brasil. Analfabeto não votava no Brasil.
O presidente do Parlamento então era aluno Rui Flávio Guião. Seus participantes entre outros, eram os alunos Feres Sabino, que durante o governo de Franco Montoro iria administrar todo corpo de advogados do Estado de São Paulo; Sérgio Arouca que se tornou Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, enquanto sustentava a regra do atendimento médico: “onde houver dinheiro público, o atendimento médico deverá ser universal”; Laudo Costa, médico oftalmologista especialista em câncer de criança. Esses alunos do Ginásio do Estado compunham o Parlamento Estudantil. Os seus debates semanais eram publicados nos jornais locais.
Este é um pequeno relato da nossa ampla história do nosso Ginásio do Estado, melhor dizendo do nosso Instituto de Educação Otoniel Mota.
* Advogado, professor livre docente aposentado da Unesp, doutor, procurador de Justiça aposentado, e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras
** Advogada