Circuito “Lugar de Criança é no Teatro” encerra temporada com apresentações gratuitas em Viradouro - Jornal NovaCidade - Orlândia | Ribeirão Preto e região

Desde 2003 | Jornal de Orlândia, Ribeirão Preto e região

Jornal NovaCidade – Orlândia | Ribeirão Preto e região
EventosNotícias

Circuito “Lugar de Criança é no Teatro” encerra temporada com apresentações gratuitas em Viradouro

Getting your Trinity Audio player ready...

O Circuito Cultural Lugar de Criança é no Teatro, da Cia Raros Circo e Teatro, encerra nesta sexta-feira, 10 de outubro, a segunda temporada com apresentações gratuitas em Viradouro, no interior paulista. Serão duas sessões do espetáculo “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, no Teatro da Sede Social de Viradouro (Rua Nelson Cândido de Oliveira, 110), às 8h30 e 13h30.

A abertura oficial da agenda de 2025 também aconteceu em Viradouro, no dia 15 de setembro, no Teatro Municipal da cidade. Desde então, o projeto percorreu cidades do interior paulista – como Sertãozinho e Castilho – com sessões voltadas principalmente ao público escolar, reforçando a proposta de aproximar crianças e jovens da arte e do universo do circo-teatro.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Em cena, os artistas Fábio Brasileiro e Daniella Brasileiro dão vida a personagens inspirados na tradição circense, mesclando humor, técnica e interação com o público. A montagem revisita o universo dos palhaços clássicos e combina números de malabarismo, palhaçaria e chicote, em ritmo dinâmico e visual. Ao final de cada sessão, o grupo realiza uma roda de conversa com os espectadores, promovendo um diálogo sobre o fazer artístico e o cotidiano do circo contemporâneo.

Ator e coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro, Fábio Brasileiro explica que a continuidade do projeto em 2025 veio impulsionada pelo resultado da estreia no ano anterior. “Foi muito significativo para nós a estreia deste circuito no ano passado, com teatros lotados nas cidades onde tivemos a oportunidade de levar este trabalho, aproximando crianças e jovens da linguagem do circo-teatro, despertando olhares e emoções que ficam como memória afetiva”, afirma.

O artista também ressalta o crescimento da iniciativa nesta nova edição. “Neste ano, chegamos a novos municípios e isso vem ao encontro do nosso compromisso de formar plateias e tornar a arte acessível, especialmente para o público infantojuvenil”, completa.

A primeira temporada do circuito, em 2024, alcançou 1.700 crianças de escolas municipais e estaduais, entre 8 e 15 anos, em diferentes cidades. O saldo reforçou o propósito do projeto de levar o teatro e o circo a espaços fora dos grandes centros. “Cada vez que abrimos a cortina, é como se abríssemos também uma janela para a imaginação. O riso e a emoção compartilhados em cada sessão se transformam em sementes de memória para as crianças e jovens que nos assistem. Continuar esse projeto em 2025 é renovar a esperança de que o teatro e o circo seguem vivos como lugares de encontro, afeto e descoberta”, finaliza Fábio Brasileiro.


- Publicidade -


Sobre o Circuito Lugar de Criança é no Teatro

O projeto reúne parte do repertório da companhia, com espetáculos já reconhecidos em festivais nacionais e internacionais: Tradição, Paixão e Circo, Clownflitos Amorosos, Reciclow Circus, Clownfusão e Os Internacionalmente Desconhecidos. Cada obra aborda temáticas sociais relevantes, transformando o picadeiro em espaço de reflexão e encantamento. Em Clownflitos Amorosos, o espetáculo fala, de forma cômica, sobre respeito e convivência nos conflitos humanos. Já Clownfusão recupera a memória do circo clássico. Reciclow Circus aborda o tema da reciclagem e questões sócio-ambientais, enquanto Tradição, Paixão e Circo revisita a nostalgia das antigas caravanas circenses, ainda presentes no imaginário popular, mas hoje ofuscadas pelas novas tecnologias.

O Circuito Cultural “Lugar de Criança é no Teatro” é uma realização da Cia Raros Circo e Teatro, com produção executiva da Origem Produções, através do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, e patrocínio da Viralcool.

Sobre a Cia Raros Circo e Teatro

Fundada em 2016, em Ribeirão Preto (SP), a Cia Raros Circo e Teatro é formada por seus fundadores Fábio Brasileiro e Daniella Brasileiro, e agora conta também com os novos integrantes Mateus Romano e Gisele Canhette. É um grupo de circo e teatro de repertório que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico.

As pesquisas que orientam suas montagens são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais e compartilhamento de saberes com formação de público.

Desde 2017, a companhia realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos, promovendo circulações em pequenas cidades e povoados do sertão nordestino (Paraíba e Ceará), além de circuitos independentes em municípios do interior paulista.

Serviço
Circuito Cultural “Lugar de Criança é no Teatro” – 2ª temporada
Cia Raros Circo e Teatro
Espetáculo: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”

Data e horário: 10/10 (sexta-feira) | 8h30 e 13h30

Local: Teatro Municipal de Viradouro (rua São João, 86)
Público: apresentação destinada ao público escolar.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
YouTube: Raros Circo e Teatro

Comentários