NotíciasRibeirão PretoSertãozinho

Aluna da Alma vence festival nacional de violoncelistas

Getting your Trinity Audio player ready...

A edição 2025 do Concurso Nacional de Violoncelo Antonio Meneses premiou na noite de segunda-feira (14/4), a estudante Letícia Araújo Corrêa, de 11 anos, aluna da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). Ela foi a primeira colocada na categoria para violoncelistas com idade entre 10 e 14 anos. Depois de ser aprovada em duas etapas classificatórias, Letícia venceu a finalíssima do evento após se apresentar para o público na Casa da Música de Ouro Branco, em Minas Gerais. Esta é a segunda vez que Letícia vence o concurso, considerado um dos mais destacados e relevantes para instrumentistas de violoncelo.

Estudante da Alma desde 2020, Letícia Araújo esteve durante todo o último final de semana na cidade de Ouro Branco, onde participou da etapa semifinal executando a peça “O alegre Chiquinho Colibri”, do álbum “As Melodias de Cecília”, de Ernst Mahle. Para a apresentação na final, ela escolheu a “Concertino Nº 1 C Maior”, de Julius Klengel. “É mais uma vitória na caminhada de aprendizado da Letícia. Ela esteve tranquila e confiante o tempo todo, fez os ensaios com piano para as partes com co-repetição, e entregou duas execuções excelentes. Tanto na semifinal como na final. Estamos muito felizes”, comenta Kelly Araújo da Costa Corrêa de Oliveira, mãe de Letícia.

“Para nós, é uma grande alegria ver nossos alunos voando cada vez mais alto. A participação da Letícia no concurso Antonio Meneses, e com desempenho tão excelente, sinaliza que estamos no caminho certo e nos impulsiona a seguir oferecendo um ensino de qualidade diferenciada”, pontua Dulce Neves, presidente da Alma. O Concurso Nacional de Violoncelo Antonio Meneses é realizado de dois em dois anos, com o objetivo de criar oportunidades de desempenho para jovens violoncelistas. Em 2025, foram 78 instrumentistas inscritos, de diferentes regiões do Brasil e também de outros países. Um dos mais célebres violoncelistas brasileiros, Antonio Meneses faleceu no ano passado.

Letícia Araújo Corrêa Meneses, de 11 anos (2) (1)

Sobre a Alma

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

 

Comentários