Unaerp celebra 100 anos de excelência em ensino, pesquisa e extensão à comunidade
Neste 1º de junho, a Universidade de Ribeirão Preto, mantida pela AERP (Associação de Ensino de Ribeirão Preto), completa 100 anos de história e excelência em qualidade no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços à comunidade, recebendo o Selo de Instituição Socialmente Responsável concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.
Idealizada pelo professor Electro Bonini a partir do final da década de 1950, a Universidade consolidou-se, ao longo da jornada centenária, como um centro de pesquisas de alto nível, estabelecendo parcerias com cerca de 100 instituições estrangeiras em cinco continentes, formando gerações de profissionais que são referências no país e no exterior, acompanhando e solucionando, junto com o desenvolvimento da Instituição, as necessidades e as preocupações da população.
A Universidade de Ribeirão Preto comemora seu aniversário de 100 anos no dia 1º de junho com programação especial
Eventos comemorativos – A celebração do centenário foi iniciada com o retorno do evento Unaerp Solidária, que reuniu atendimentos e orientações gratuitas nas áreas de saúde, humanas e exatas para a população. A ação aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, na Praça Carlos Gomes, contando com a participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos e professores.
- Publicidade -
Dando continuidade às comemorações, a Universidade realiza na próxima terça-feira, 4 de junho, às 9h30, uma celebração ecumênica no Cruzeiro, campus da Unaerp. No dia 4 também será realizada, às 11h, na Reitoria, a entrega do carimbo comemorativo dos 100 anos da Instituição.
No dia 7 de junho, acontecerá, no Theatro Pedro II, centro da cidade, uma solenidade em comemoração à data, que também contará com exibição de vídeo institucional produzido pela TV Unaerp. Com início às 19h, o evento é voltado para a comunidade acadêmica e autoridades. No dia 12, às 19h30, será realizado, na Câmara dos Vereadores, uma homenagem à Universidade, com a participação de convidados da Câmara e autoridades.
Semana Cultural – Também em comemoração ao centenário, o artista plástico Beto Candia inaugura no dia 5, às 9h20, no Centro de Convivência, a obra intitulada “100 anos”. Durante o evento, que é destaque na programação da III Semana Cultural da Unaerp, haverá uma homenagem especial da ALARP – Academia Brasileira de Letras e Artes de Ribeirão Preto, seguida de uma apresentação musical do Trio Gilda Montans, Gustavo Molinari e Cristina Modé, atual regente do Coral Unaerp.
As atividades da Semana acontecem entre os dias 3 e 7 de junho e incluem oficinas, apresentações culturais, exposições, intervenções artísticas e o lançamento de livro da Mostra de Poemas da Instituição. Outra ação é a tradicional gincana “Caça às Baquetas” que premia com convites para o João Rock.
Resgate histórico – Com o objetivo de relembrar e celebrar a trajetória de excelência ao longo dos 100 anos, a Universidade também produziu o projeto “Vozes do centenário” e disponibiliza, a partir de sábado, 1, uma coletânea de depoimentos que fizeram e fazem parte da história da Unaerp, incluindo antigos coordenadores e funcionários, primeiros coordenadores de curso, além de atuais diretores, docentes e colaboradores dos campi Ribeirão e Guarujá. Os vídeos podem ser acessados no canal do YouTube da TV Unaerp e nas redes sociais.
A trajetória da Unaerp, desde a criação até os dias atuais, também será destaque em documentário produzido pela TV Unaerp e livro escrito pelo jornalista Galeno Amorim, que serão lançados no segundo semestre. O resgate histórico da jornada na Instituição na educação foi realizado a partir de pesquisas em arquivo e entrevistas com membros da diretoria, colaboradores, docentes, antigos funcionários, coordenadores e professores e egressos.
O portal institucional está veiculando também uma linha do tempo com alguns dos marcos históricos desde a Associação de Ensino de Ribeirão Preto, em 1924, até os dias de hoje, incluindo momentos como a criação dos cursos de Direito, Serviço Social, Administração e Educação Física na década de 1960. Outro marco é o reconhecimento da Universidade em 1985, a implantação do curso de Medicina em 1997, a inauguração do campus Guarujá em 1999 e a conquista do Conceito 5 no processo de recredenciamento pelo MEC em 2023. Confira a linha do tempo completa neste link.
Fonte: UNAERP