Notícias

Olímpia se prepara para receber o novo Aeroporto Internacional do Norte Paulista

Considerada a maior obra do Governo Federal no interior do Estado de São Paulo, dentro dos próximos dois anos, o Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que será construído na Estância Turística de Olímpia, interior de São Paulo, acaba de ganhar mais um avanço nas tratativas entre governo e município para o início das obras.

Cumprindo agendas importantes em Brasília nos últimos dias, o Prefeito Fernando Cunha, esteve no Palácio do Planalto, reunido com o Ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha e com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho para alinhamento do convênio que será assinado entre governo e município, até o início de março, para a construção do maior empreendimento da região.

Para a visita, um ato oficial será marcado na área onde o aeroporto será instalado para recepcionar a comitiva do Governo Federal que virá a Olímpia para assinatura do convênio. O Aeroporto Internacional será situado a 20 quilômetros de Olímpia, na Estrada Municipal Diógenes Breda Filho, a 4 quilômetros da Rodovia Assis Chateaubriand e a 8 quilômetros da Vicinal Natal Breda, facilitando o acesso por diferentes rotas rodoviárias.


- Publicidade -


Em pauta nas reuniões, o prefeito ainda esteve com diretores da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, que ficará com o aporte de R$ 104 milhões destinados à implantação do empreendimento, garantindo a permanência dos recursos junto ao Governo para o avanço do projeto, que marca o maior salto do desenvolvimento da região Norte Paulista, sem a necessidade de investimento municipal.

O aeroporto está previsto para ser inaugurado até o primeiro semestre de 2026. Ele contará com uma pista inicial de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, com a possibilidade de expansão para 2.500 metros no futuro, permitindo a operação de grandes aeronaves de carga.

Além disso, terá um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiamento, capaz de atender simultaneamente até 6 aeronaves do tipo Boeing ou Airbus. O complexo incluirá também salas administrativas, operacionais, área de abastecimento, central do Corpo de Bombeiros e espaços receptivos, visando atender e promover os atrativos turísticos de Olímpia, impulsionando o destino tanto no Brasil quanto na América Latina.

Para o prefeito, não é só um marco do Governo Federal no interior de São Paulo, como uma transformação para toda região norte paulista na logística do transporte de passageiros e de cargas. “O projeto solidifica o compromisso com o avanço e a infraestrutura regional, prometendo transformar Olímpia e seu entorno em importantes polos de atração turística e econômica.”, ressaltou o Chefe do Executivo.

O Aeroporto Internacional do Norte Paulista terá capacidade para atender 1 milhão de passageiros por ano, volume significativamente maior do que o inicialmente planejado de 250 mil/ano, com sistema avançado de controle de instrumentos de solo para favorecer pousos e decolagens em qualquer condição climática. As obras serão licitadas pelo Governo Federal, após assinatura do convênio, para que até agosto sejam iniciadas.

Vale lembrar que esse grande projeto estruturante foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023, com a ajuda dos deputados federais da bancada paulista, sob a coordenação do deputado Antônio Carlos Rodrigues, e do deputado Luiz Carlos Motta, relator do orçamento, e contemplado na LOA – Lei Orçamentária Anual de 2024 do Governo Federal (Lei Nº 14.822/24), através da sanção do Presidente Lula.

Comentários