NotíciasRibeirão Preto

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto repetem março e crescem 5% em abril

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 5% em abril de 2023, na comparação com o mês anterior (março) que já tinha registrado variação positiva de idênticos 5%. É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. Trata-se da terceira alta de vendas consecutiva que, desde fevereiro, já acumula crescimento de 15,8%. Subtraindo a queda de -6,88%, registrada em janeiro, o aumento real de vendas, em Ribeirão Preto, desde o início de 2023, é de 8,92%

“Se levarmos em conta nossa projeção de crescimento de vendas entre 6% e 9%, para maio (influenciada por Agrishow e Dia das Mães) a expectativa aponta para um primeiro semestre bastante promissor para o Comércio Varejista de Ribeirão Preto”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

Em abril, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, foi positiva em 5,2%, estimulada pelas contratações temporárias feitas nos últimos dias do mês que visaram o boom gerado pela Agrishow. Com isso, a projeção de empregabilidade para maio também é positiva, numa perspectiva de 3,3% de alta.


- Publicidade -


“Como a Agrishow é quase que emendada no Dia das Mães, muitos estabelecimentos aproveitaram para manter esses colaboradores temporários por mais alguns dias, reforçando suas equipes para a segunda data sazonal mais importante do calendário varejista”, explica o pesquisador.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL ficou em 3,3 pontos, em abril (ante 3,2 pontos, em março, e 2,8 pontos, em fevereiro), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL para os próximos 12 meses (de longo prazo) foi de 3,8 pontos (ante 3,4 pontos, em março, e 3,2 pontos, em fevereiro), também considerado positivo.

“O otimismo do Comércio Varejista está sempre ligado às vendas. Para os lojistas, na prática, é isso que faz a roda girar. O desempenho crescente, desde fevereiro, sinaliza que o Varejo engatou de vez, em 2023, colhendo os frutos da queda da inflação e da retomada da economia que já vinha desde o ano passado. Agora é preciso que o atual governo não deixe o ritmo de recuperação cair”, finaliza Galli.

Comentários