NotíciasRibeirão Preto

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto crescem 1,56% em dezembro

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,56% em dezembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. No entanto, quando a comparação é feita somente com o mês anterior, ou seja, com novembro de 2022, o desempenho das vendas apresentou crescimento de 15,31%.

Importante destacar que considerando o acumulado das duas datas sazonais que compõem as vendas de fim de ano (Black Friday, em novembro, e Natal, em dezembro), o crescimento de vendas supera a casa de dois dígitos, com alta de 10,31%.

A expectativa inicial dos lojistas de Ribeirão Preto, para dezembro, era de um crescimento de vendas entre 13% e 16%, o que não se confirmou. “Os consumidores, de uma forma geral, se mostraram mais cautelosos do que o esperado. Optaram por garantir a maior parte dos presentes de Natal já na Black Friday, aproveitando descontos e promoções. Depois apenas complementaram as compras, em dezembro, com a segunda parcela do décimo terceiro salário. A palavra de ordem foi ‘economizar’ diante das incertezas geradas pelo cenário político. Além do governo eleito divulgar que adotaria políticas econômicas que foram mal recebidas pelo mercado, o acirramento da tensão político-ideológica ajudou a esfriar o otimismo”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Foto: Jornal A Cidade RP

Comentários