Notícias

Docentes do IORM participam dos cursos para formação de produtores e técnicos em cultura

Avançando na formação de seu quadro de profissionais, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM facultou a participação de três docentes nos cursos gratuitos de Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural para formação de produtores e técnicos culturais PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, realizado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Os docentes Márcia Pereira de Jesus, Katiuscia Maia, Júlio César Soares e Wellington Miranda foram alguns dos 80 alunos que conquistaram vagas nos cursos no disputado processo de seleção que recebeu  um total de 545 inscrições. O curso contribui para a sólida  formação dos profissionais do IORM na área da cultura.

Os cursos oferecidos são divididos em 4 módulos, com duração total de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certificado de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.

A grade de aulas prevê atividades até setembro de forma híbrida, em plataforma online e presenciais, com práticas em equipamentos das instituições parceiras em cada cidade.


- Publicidade -


A formação ocorre, também, em várias cidades do Brasil, com 560 alunos. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades participantes, o que possibilita a promoção de um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos.  Em outubro, ocorrem as formaturas dos futuros profissionais das artes cênicas.

A iniciativa é apoiada pelo IORM que trabalha pela  consolidação da economia da cultura na região. O início das aulas foi marcado por um evento tocante, realizado na noite de 23 de junho, com a presença de mais de cem pessoas. As atividades do curso foram oficialmente abertas com a aula mestra que reuniu no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o Secretário Municipal da Cultura e do Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão e a secretária adjunta, Gislaine Oliveira; o representante da USP, Lello Guazelli, que apoia o Programa, a cozinheira Isa do Rosário, o diretor e autor José Maurício Cagno e o diretor artístico do teatro, Leonardo Santarosa.

Maria Inês Marcório Guedes de Carvalho, coordenadora do Conselho do IORM e   supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, representou na cerimônia a Diretora de Responsabilidade do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça e também o IORM;

A promoção do curso conta com apoio do IORM e patrocínio do Grupo Colorado em Ribeirão Preto, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC, juntamente  com o Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. O projeto também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

Profissionais do IORM falam sobre o curso

Wellington Miranda,

professor de música do IORM desde 2021

“Faço o Curso de Produção Cultural, para o desenvolvimento macro das produções que  já são desenvolvidas pelo IORM. Pessoalmente fui o produtor cultural local  do grupo Ira e também  do principal evento do Instituto, a Feijoada do Bem. O produtor precisa pensar  todas as dimensões de um evento. Enxergar 360 graus e isso certamente vai trazer valor para as aulas. Me entusiasma no curso a presença de grandes professores. Com eles temos prazer em aprender. O conhecimento se amplia de verdade”.

Márcia Cristina Pereira de Jesus

Professora de Ballet Clássico desde 2001

“Enxerguei no curso de Produção Cultural uma oportunidade maior. Ele pode  acrescentar na formação das crianças e adolescentes junto a equipe artística e social de forma a ampliar a área técnica e de produção, voltados para a construção e o  desenvolvimento de um programa transversal, híbrido, amplo de informações que acrescentam diretamente na produção e execução dos espetáculos e oficinas que acontecem na Usina da Dança.”

Katiuscia Maia

Professora de Música do IORM, há 4 anos.

“Estou fazendo curso de Produção Cultural para saber mais sobre as leis que regem o nosso Instituto. Meu objetivo é ter ainda mais informações sobre a produção cultural em si, a fim de ajudar na produção dos nossos eventos e do nosso espetáculo. Acredito que nos ajudará a proporcionar melhorias para as atividades com os nossos alunos”.

Júlio César Soares

Arte educador professor de dança contemporânea e musicalização

“O curso de Técnico de Luz está contribuindo para que eu tenha  uma nova visão de iluminação para o espaço cênico, trazendo um aprimoramento da parte técnica e uma reflexão sobre o uso da luz de forma poética. Este conhecimento contribui principalmente na elaboração dos espetáculos de fim de ano do IORM. É justamente nesse momento que o processo criativo de alunos e professores é compartilhado com o público. Vejo que a oportunidade dessa aprendizagem que encontra os nossos alunos nesses momentos de criação. O movimento se une à parte cênica e à luz, que tem um papel muito importante e até transformador no palco, com as infinitas possibilidades de uso de cores e focos que pode se produzir”.

Comentários