negociosNotíciasRibeirão Preto

Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento entre 6% e 9% nas vendas de maio

Considerando o Dia das Mães – segunda data mais importante do calendário lojista – e o período da Agrishow, o Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento médio entre 6% e 9% nas vendas para o mês de maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. O ticket-médio do presente para as mamães deve variar entre R$ 150 e R$ 200. É o que aponta um levantamento do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas.

A expectativa de Ribeirão Preto está acima da projeção apurada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) que aponta para uma alta de 3% nas vendas de maio.

“Ribeirão Preto acaba tendo um desempenho de vendas acima da média paulista por se tratar de um polo regional de consumo, ou seja, muitos consumidores das cidades vizinhas vêm comprar aqui e aproveitam para fazerem uma programação de lazer. Outro grande atrativo é a diversidade de produtos e promoções que o Comércio local oferece”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Segmentos


- Publicidade -


Acompanhando a tendência nacional, em Ribeirão Preto, os setores campeões de vendas no Dia das Mães serão os de vestuário, calçados e acessórios, seguidos por beleza e perfumaria, joias e bijuterias, móveis e decorações, e eletroeletrônicos. “Sem falar que o Dia das Mães também movimenta restaurantes, floriculturas e segmentos relacionados a viagens, como os de transportes rodoviário e aeroviário, além de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Muita gente viaja para visitar as mães e, com isso, o impacto positivo não fica restrito somente ao Comércio Varejista tradicional”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.

Intenção de compra

Em Ribeirão Preto, o CPV estima que 85% dos consumidores vão às compras para presentear mamães, esposas, sogras e avós, enquanto pesquisa realizada por CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e consultoria Offerwise, aponta que o mesmo índice será de 79%, em nível Brasil.

A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offwiser, também aponta que 23% dos consumidores pretendem gastar menos do que no ano passado, devido à necessidade de economizar dinheiro e pela piora do cenário econômico em relação a 2022. E que 40% dos consumidores comprarão presentes pela internet, de olho principalmente nos preços mais atrativos, promoções e descontos.

Comentários