Carro elétrico já começa a reduzir as vendas de combustíveis
Um adeus aos combustíveis fósseis, para um ar mais limpo e um planeta mais habitável. Estas são as promessas dos carros elétricos e da transição energética como um todo, mas os primeiros resultados já podem ser vistos hoje: as perspectivas para o petróleo, gasolina e carvão começam a ficar mais sombrias. A questão, portanto, é: quanto os carros movidos a bateria estão afetando o futuro dos combustíveis?
Para responder, especialistas da Bloomberg, Reuters e da Agência Internacional de Energia (AIE) publicaram uma série de análises baseadas, entre outras coisas, em dados de 2022 da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e da UK Competition and Markets Authority do Reino Unido. Os números mostram uma queda significativa nas vendas de gasolina e diesel. E o crédito obviamente vai para veículos de emissão zero.
Dando uma olhada ainda mais ampla, o Relatório do Mercado de Petróleo 2023 (OMR) da AIE prevê que os carros elétricos reduzirão a demanda global de petróleo bruto em quase 900.000 barris por dia este ano. Mas até Elon Musk fez sua própria previsão sobre o futuro do petróleo: o pico será em 5 anos, e a partir só cairá.
- Publicidade -
A reportagem completa no link.
Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/640823/carro-eletrico-demanda-gasolina-diesel/