Notícias

Setembro Amarelo

SETEMBRO AMARELO 

O setembro amarelo é trabalhado com o objetivo de prevenção do suicídio, sendo este trabalho feito desde o ano de 2014. A campanha é desenvolvida durante todo o mês, onde no ultimo dia 10 foi o dia Mundial de prevenção do suicídio.  

Porque amarelo? 

A cor amarela simboliza felicidade, otimismo, porém a cor é de homenagem ao caso do jovem Mike Emme, americano, que tinha um Mustang amarelo e que se suicidou com apenas 17 anos. Cartões com fitas amarelas foram entregues no dia do seu funeral com a mensagem “ se você precisar, peça ajuda!”. 

O suicídio é um tema cercado de estigmas, julgamentos e preconceitos… Mas, falar sobre o tema é muito importante, principalmente pra se discutir e incentivar o cuidado em saúde mental. 

Doenças mentais, assim como aspectos físicos e sociais, são considerados fatores de risco e quando não tratados, se agravam, podendo levar ao suicídio. Um dos dados apresentados aponta que cerca de 96,8% dos casos de suicídio tem relação com transtornos mentais, sendo a depressão em 1 lugar.  

O tratamento adequado nos transtornos mentais ou em casos de ideação/ pensamentos suicidas é muito importante, onde os profissionais  irão acolher o individuo incentivando a segurança, e o direcionando e auxiliando em soluções para suas dificuldades. 


- Publicidade -


Ao identificar um caso de ideação, ou pensamentos suicidas, o primeiro passo é de acolhimento, sem julgamentos e sempre lembrar que “dor” e “sofrimento” não se mensura. Incentive a pessoa a procurar por ajuda, fale sobre o CVV- Centro de Valorização da Vida, que realiza o apoio emocional por meio de ligação telefônica no número 188, de forma voluntária, sob total sigilo, temos também as redes de atenção básica e o CAPs- Centro de Atenção Psicossocial serviço especializado em saúde mental. 

Precisamos entender que falar sobre o suicídio, não é uma forma de incentivo a pratica e sim sobre desmistificar o tabu e uma forma de prevenção.  

Comentários