EsporteEventosFotosNotíciasOrlândia

Orlândia realiza Festival Infantil de Capoeira, Batizado e Troca de Cordões

Conhecido como “Amigos do Toinzinho”, o eventos é realizado todo ano, no mês de agosto, contando com a participação de representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia.

O Grupo Terra Preta Capoeira, A Prefeitura Municipal de Orlândia, através da Secretaria Municipal de Esporte, realizou no último final de semana, dias 18 e 19 de agosto, o 31° Batizado, Troca de cordões e Festival Infantil de Capoeira, evento também conhecido como “Amigos do Toinzinho”.

Este é um dos eventos mais tradicionais do interior paulista, realizado todo ano, no mês de agosto, contando com a participação de representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia. Este ano também contamos com a presença de representantes de outros países, como a França.

Os alunos do Projeto Capoeira, tiveram uma vasta programação, com diversas oficinas culturais e musicais, com Mestres de outras cidades fazendo um intercâmbio cultural de conhecimento. As atividades tiveram início na sexta-feira, no Rotary Club de Orlândia, onde os alunos e convidados participaram da vivência e palestra “Capoeira Pedagógica”, com Mestre Evaldo (Buldog) da cidade de Franca. Na sequência teve Roda de abertura do evento, com alunos e convidados.

O Evento teve continuidade no Sábado, no Centro de Lazer Edgar Benini, onde foi servido um delicioso café da manhã para os convidados. Em seguida vivências culturais para os alunos dos projetos e para vários capoeiristas da região que presentes no evento, sendo as atividades ministradas pelos Mestres Jaiton (Bom Bom) da cidade de Sorocaba e pelo Mestre Sidney Fiu de São Paulo. As crianças tiveram atividades especiais, com o Prof. Welvis, também da capital paulista.

O evento se estendeu para a Praça Mário Furtado, onde aconteceu a tradicional Roda de Capoeira, que ocorre em nossa cidade a mais de 35 anos, sendo uma das manifestações culturais ativa, mais antiga da cidade.

Na tarde de sábado, houve no Centro de Lazer Edgar Benini, um “Aulão” com todos os alunos dos Projetos, junto com os alunos da Apae e pessoas que vieram de várias cidades e estados para prestigiar o evento. Esta aula foi ministrada pelo Prof. Cocó, que desenvolve um trabalho com a capoeira na França, em seguida aconteceu o Batizado de Capoeira, onde os alunos receberam sua primeira graduação e a troca de cordões graduando os alunos que treinam a mais tempo.


- Publicidade -


O espetáculo do evento ficou por conta dos alunos da APAE de Orlândia, que deram um show de alegria, mostrando toda sua desenvoltura, emocionando todos presentes. Ao final do evento, teve apresentação cultural diretamente de São Paulo, com o grupo de Samba de Roda, Pisada do Tambor, que mostrou e falou sobre a cultura popular do samba de roda da Bahia. Ao final do evento foi servido um delicioso jantar a todos presentes e convidados. O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos, pais e convidados. Além da presença da Secretária de Esportes, Luciana Castro e o Vereador Rodrigo Paixão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aulas do Projeto Capoeira em Orlândia


No Centro de Lazer Edgar Benini de Segunda, Quarta e Sexta às 18h30 (crianças) e às 19h30 (adolescentes e adultos) e no Centro de Lazer Luís Alves de Andrade “Vilinha” de Terça e Quinta das 19h às 21h. Interessados em participar, procurar a Secretaria de Esportes através do 3820-8175.

Apoiaram o Festival de Capoeira: Prefeitura Municipal de Orlândia, Secretaria Municipal de Esportes, Vereador Rodrigo Paixão, Vereador Max Define, Pablo Salgados, Rodrigo Som, Lucas Palma, Home Help, Matriz Copiadoras, Via Azul Calçados, Barulho Millenium, World Fashion, Academia Absoluta, Vita Fisio, Brejeiro, São Luís Frios, Banho& Tosa e Fabinho Motos.

Comentários