Incêndio danifica fiação de poço artesiano e agrava falta d’água em Orlândia
Um incêndio danificou os equipamentos do poço artesiano da Rua 10, ao lado do Espelho D’Água, e provoca o desabastecimento de água nos bairros Jardim Siena, Jardim Boa Vista e Jardim José Vieira Brazão. A prefeitura municipal informou que já está providenciando o conserto. São três poços sem funcionar, sendo eles: Capão do Meio, Poço da Gruta e Poço 1.
O poço da Gruta sofreu vandalismo no final de 2016 por delinquentes que roubaram toda a fiação elétrica e destruíram o local. O processo para conserto demanda tempo, por isso não foi realizado na gestão anterior. Segundo o vereador José Augusto Guerra (PSC), o poço deve voltar a funcionar dentro de 50 a 60 dias.
Antes desse incêndio, moradores de seis bairros – entre eles Jardim Siena, Peixeira, Jardim Santa Rita e Gruta – já reclamavam que as torneiras das casas ficam secas entre 7h e 22h, todos os dias. Uma auxiliar administrativo diz enfrentar o problema há 15 anos. A Polícia Civil investiga as causas do incêndio.
O poço da Gruta tem capacidade para captar 100 mil litros/hora, amenizando o problema para boa parte da população.
Poço Capão do Meio
Com capacidade para 150 mil litros/hora, o poço é uma obra executada pela ex-prefeita Flávia Mendes Gomes que investiu R$ 1,5 milhões, ma não entrou em funcionamento ainda devido a falha na bomba instalada pela empresa responsável pela obra.
- Publicidade -
O conserto pode ser realizado pela prefeitura com recursos próprios no valor de R$ 120 mil. Cabe ao prefeito decidir se continua gastando com eventos ou investindo no Departamento de Água do município.