Jornal Novacidade

Dieta? Não, hoje é Dia do Lixo!

Muitas pessoas, ao saberem o tanto de peso que eliminei, me parabenizam e dizem: “nossa, queria tanto sua força de vontade, eu não consigo parar de comer tal coisa…” Já outras, dizem: “duvido que você parou de comer de tudo o que gostava… você também extrapola no final de semana, não é?” Pois bem, aí é que mora o perigo da dieta: o famoso “dia do lixo”. Nada mais é que um dia escolhido que VOCÊ SE EMPODERA do direito de se acabar em comer porque “segue tão direitinho a dieta que você merece extrapolar um dia”. ERRO GRAVE! Você está, provavelmente, comprometendo uma semana toda de dedicação na dieta por conta de um dia de ansiedade não controlada misturada com vontade de comer aquilo que você não consegue falar não. Esse comportamento te torna mais vulnerável para sair da dieta mais vezes durante o processo de emagrecimento e, consequentemente, compromete os resultados. Quando se pesa na balança ainda diz: “nossa, fiz tudo direitinho…ah, mas não abro mão do meu final de semana, preciso ser feliz…”


Você pode ser feliz comendo certo, reconstruindo sua alimentação e, sobretudo, sua forma de pensar e saber que esses deslizes vão comprometer SIM seus resultados e aí, se arrependerá depois de não ter se mantido firme. Particularmente, não vejo vantagem no dia do lixo, mesmo que seja, talvez, permitido por algum profissional especializado. O que vejo é uma oportunidade da pessoa descontar a ansiedade dela na comida um dia na semana, em vez do que fazia diariamente a cada refeição e depois acha que está se reeducando. A diferença é que diminuiu a quantidade de vezes, mas a origem que é a ansiedade não foi tratada. Para atrapalhar, ainda, tem aquelas pessoas que repetem as refeições “lixo” por mais vezes na semana.


Confesso que saio da dieta quando estou em um evento, por exemplo, um casamento, e que não deixarei de comer um prato especial ou mesmo uma sobremesa. Porém, isso não é dia do lixo, é uma refeição comida com consciência e que, mesmo mais calórica, tenho que entender e ter a disciplina de na próxima refeição voltar ao controle normalmente, priorizando alimentos saudáveis e menos calóricos. Sair da dieta vez ou outra, em dias distantes um do outro não é o problema maior, mesmo não sendo indicado fazer. O problema é você fazer isso em mais refeições no mesmo dia, repetir dias com este comportamento, não voltar à dieta e acreditar naquela mentira de que “só um pouquinho não engorda…”.
Cuidado! Você mesmo está se sabotando sem perceber e vai buscar justificadores para esse seu comportamento errado e repetitivo, mesmo sendo em pouca quantidade. Não se sabote, não morra pela boca. Seja disciplinado e tenha visão de como você pode ser melhor comendo melhor.

Marcelo Augusto Mira Pugim
Professor e Consultor em Desenvolvimento Humano.
Emagreceu 63 kg de forma saudável, sem medicação ou procedimentos cirúrgicos.
Facebook: marcelo.pugim
Instagram: marcelopugim

Comentários