Compositor de 71 anos lança canções sobre Franca, sua terra natal - Jornal NovaCidade - Orlândia | Ribeirão Preto e região

Desde 2003 | Jornal de Orlândia, Ribeirão Preto e região

Jornal NovaCidade – Orlândia | Ribeirão Preto e região
BrasilFranca

Compositor de 71 anos lança canções sobre Franca, sua terra natal

Getting your Trinity Audio player ready...

Há 46 anos, José Alípio dos Santos deixou Franca, interior de São Paulo, rumo a Brasília. Mas a distância nunca apagou as lembranças da terra onde nasceu, cresceu e construiu suas primeiras histórias. Aos 71 anos, o administrador de empresas encontrou na música uma forma de revisitar essas memórias e compartilhar com o mundo o sentimento que carrega no peito.
 

Em 2025, Zé Alípio decidiu se aventurar pela primeira vez na composição musical. Sem formação prévia, mergulhou nos estudos de música para dar vida às canções que há tempos habitavam sua imaginação. O processo criativo é singular: ele escreve as letras e conta com o auxílio da inteligência artificial para desenvolver a harmonia das composições. Com o suporte de uma produtora de Brasília, suas músicas chegaram às principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Deezer e YouTube.


 

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Neste mês, Zé Alípio lança três canções que formam um retrato sonoro de Franca e de suas memórias mais preciosas: “Café Com Pão” – homenagem ao ramo cafeeiro que estampa a bandeira da cidade –, “Que Saudade Da Estação” – uma declaração de amor ao bairro onde cresceu – e “Terra Natal” – que expressa sua paixão por Franca. Também já está disponível “O Amor é Diamante”, música que conta a história de amor com sua esposa, também francana. Além dessas, a canção “A Praça de Franca” – dedicada à Praça Nossa Senhora da Conceição – estará nas plataformas no dia 6 de fevereiro. Cada faixa é um convite para conhecer a cidade pelos olhos de quem a carrega na alma, mesmo estando longe.
 

“Essas músicas são a minha forma de voltar para casa. Franca é parte de quem eu sou, e quero que as pessoas conheçam não só a cidade, mas o sentimento de pertencer a um lugar, mesmo quando a vida nos leva para longe. Não tenho objetivos comerciais, apenas quero que os francanos possam ouvir e conhecer as canções que falam da nossa tão querida Franca”, reflete Zé Alípio.

Compositor de 71 anos lança canções sobre Franca, sua terra natal (Divulgação) 


 

O projeto representa mais do que uma estreia musical tardia. É a prova de que nunca é tarde para recomeçar e de que a tecnologia pode ser aliada na preservação da memória afetiva. Zé Alípio espera que suas canções toquem especialmente aqueles que, como ele, conhecem a dor doce da saudade e o amor inabalável pela terra natal.
 


- Publicidade -


Das cinco músicas de Zé Alípio sobre Franca, quatro já estão disponíveis nas principais plataformas digitais.
 

Comentários