Série “Concertos USP na Catedral” encerra temporada 2025 com apresentação do Fratres Cello Ensemble
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto recebe, neste domingo (2/11), às 20h, o concerto de encerramento da série “Concerto USP na Catedral”, com curadora do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, apresentando o Fratres Cello Ensemble – grupo de violoncelos do Departamento de Música da FFCLRP-USP, sob direção do professor André Luís Giovanini Micheletti, reconhecido como um dos maiores violoncelistas do país.
Do interior de São Paulo para o mundo, o grupo já se apresentou em grandes palcos, chegando até a Itália, e apresentará em Ribeirão Preto um repertório de todas épocas, incluindonovos arranjos e orquestrações compostos especialmente para o Fraters Cello Ennsemble, grupo que reúne em torno de 20 violoncelistas, todos estudantes de graduação do Departamento de Música da FFCLRP-USP.
“Convidamos toda comunidade da Catedral e também os amigos da música do Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto para esse concerto, que será belíssimo”, destaca Rubens Russomanno Ricciardi, maestro da USP Filarmônica. Para Ricciardi, mais do que um evento musical, essa série reafirma o papel da universidade na valorização da história e da arquitetura de Ribeirão Preto. “Cada apresentação musical é um lembrete de que a arte e o patrimônio caminham juntos: preservar a Catedral não é apenas preservar a arquitetura primordial da cidade, mas pensar também o ressurgimento de outros espaços físicos históricos, outrora perdidos pela insensibilidade dos políticos, acrescenta o maestro”.
Segundo o pároco da Catedral, Francisco Jaber Zanardo Moussa, o padre Chico, abrir as portas da igreja para manifestações artísticas é uma forma de seguir a tradição das grandes catedrais do mundo, que historicamente acolhem e fomentam a cultura. “A Catedral está sempre de portas abertas para eventos culturais, pois acreditamos que ela também deve ser uma referência para o desenvolvimento cultural da cidade”, afirma.
O padre ressalta que o concerto será realizado logo após a missa, respeitando a rotina litúrgica da igreja. “Tudo foi pensado para manter a harmonia entre fé e a arte. A apresentação é gratuita, aberta a todos, e esperamos um grande público”, diz. Ele reforça ainda o papel social da série musical. “Nem todos têm acesso frequente ao teatro, mas a igreja é um espaço de todos. Tornar a Catedral um ponto artístico da cidade é uma forma de democratizar e descentralizar o acesso à arte e à música.”
Mais agenda cultural na Catedral
Além do concerto deste domingo, a Catedral ainda recebe outros três espetáculos de música até o fim do ano. Em novembro, será a vez da Orquestra Sinfônica e Coro uma realização do Sesc Ribeirão Preto, no dia 16 (domingo), às 20h.
- Publicidade -
Em dezembro, o público poderá assistir ao Coral da Unaerp no dia 7 (domingo), às 20h, e ao Coral Minaz no dia 13 (sábado), às 19h30. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
SERVIÇO
Concertos USP na Catedral, com Frates Cello Ensemble, sob direção do Prof. Dr. André Luís Giovanini Micheletti
Data/horário: 2 de novembro (domingo), às 20h
📍 Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, s/n, Centro
Orquestra Sinfônica e Coro, realização Sesc Ribeirão Preto
Data/horário: 16 de novembro (domingo), às 20h
📍 Escadarias da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, s/n, Centro
Coral da Unaerp na Catedral
Data/horário: 7 de dezembro (domingo), às 20h
📍 Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, s/n, Centro
Coral Minaz na Catedral
Data/horário: 13 de dezembro (sábado), às 19h30
📍 Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto – Rua Florêncio de Abreu, s/n, Centro

