EventosNotíciasRibeirão Preto

Música, teatro e poesia conduzem cerimônia de abertura da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Com a presença de convidados, autoridades, autores homenageados e público em geral, solenidade aconteceu na sala principal do Theatro Pedro II, com roteiro evocando diversas possibilidades de manifestação literária. Durante os próximos 10 dias, mais de 400 atividades gratuitas esperam os visitantes em 19 diferentes espaços da cidade

Ribeirão Preto (SP), 2 de agosto de 2024 – Com repertório que homenageou o Brasil, Portugal e Itália, o coral da Unaerp – regido por Cristina Modé -, recepcionou um público de cerca de 900 pessoas no Theatro Pedro II na noite desta quinta-feira (1/8), para a abertura oficial da 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O evento contou com presença de autores homenageados, artistas e autoridades locais, regionais, estaduais e internacionais. A solenidade foi iniciada por Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – entidade responsável pela organização e realização do evento -, com leitura de trechos do poema “A Poesia”, do brasileiro Ferreira Gullar; e do soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”, do português Luís de Camões, ambos nomes em destaque nessa edição.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

O tema central da feira – “Cotidianos Poéticos: do épico de Camões às batalhas de rua” – foi apresentado por meio de roteiro artístico conduzido pelo grupo teatral Divino Ato que, com ludicidade e poesia, mesclou pontos da história que une Brasil e Portugal, referências às obras da filósofa e escritora Sueli Carneiro e do poeta Carlos de Assumpção, e os convites às falas oficiais. Dulce Neves e Adriana Silva, curadora da FIL, falaram sobre a construção desta 23ª edição da feira, destacaram a importância do projeto Combinando Palavras e sobre o fortalecimento que a leitura e a literatura garantem a um povo no enfrentamento de adversidades. “O encontro inusitado que a FIL propõe nesta edição nos trouxe muitas inspirações para esta noite. Poder imaginar e depois fazer é extremamente potente e estamos muito felizes em abrir mais uma Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto”, festejou Adriana Silva, agradecendo à Prefeitura, aos patrocinadores e aos apoiadores. “A FIL sempre celebra o encantamento da palavra escrita. Então, que a magia da literatura nos acompanhe nessa jornada enriquecedora até o dia 11 de agosto”, completou Dulce Neves.


- Publicidade -


O escritor Carlos de Assumpção, de 97 anos, leu um de seus poemas ao lado do Coletivo Abayomi e Afoxé Orunmila que, juntos, fizeram uma apresentação de música e dança, homenagem estendida à Sueli Carneiro, ausente por motivo de saúde. “Não recebo esta homenagem para mim, mas para o meu povo negro. Com a redenção do nosso povo negro, teremos a redenção do nosso país”, disse Assumpção. O embaixador português Luís Faro Ramos agradeceu o destaque dado pela feira à Camões, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, patrono da FIL, ressaltou o caráter fundamental da literatura para o desenvolvimento humano e do país, destacando a importância de uma cidade do interior promover eventos da magnitude da feira de Ribeirão Preto.

Luiz Deocléssio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo, entidade historicamente parceira na realização da FIL, fez a última fala da noite, condensando referências à temática do evento, aos homenageados e celebrando a oficialização da aquisição do prédio da Sociedade Recreativa e de Esportes pelo Sesc, que ampliará a oferta de atividades oferecidas pela entidade à população local. “O Sesc é casa da literatura”, pontuou.

A cerimônia teve também a participação da acordeonista Gilda Montans, com execução do clássico “O Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos; de Perce Polegatto e Janaina Tokitaka, respectivamente autor local e autora infantojuvenil homenageados; além da presença de um dos netos de Ferreira Gullar e de representantes das empresas patrocinadoras da FIL.

Até dia 11 de agosto, a 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece mais de 400 atividades, todas gratuitas e com recortes para públicos de todas as idades, espalhadas por 19 espaços da cidade (culturais, educacionais e comerciais, públicos e privados). A agenda completa www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient

Patrocínio Ouro: Arteris

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan

Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários