BarretosNotícias

Concurso de redação do Hospital de Amor de Barretos recebe textos de estudantes até 16 de maio

A 13ª edição do Concurso de Redação do Hospital de Amor recebe até dia 16 de maio textos de estudantes candidatos ao prêmio de 2025. Neste ano, o tema é “Vacinação contra o HPV: a prevenção do câncer pode estar no seu braço”. O concurso é organizado pelo Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Barretos, com apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Podem participar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio — regular e Educação de Jovens e Adultos — da rede estadual e de escolas municipais e privadas da cidade de Barretos.  

  

Etapas e prêmios

Na primeira fase do concurso, os estudantes devem produzir os textos no gênero discursivo (dissertativo-argumentativo) com tamanho entre 15 e 20 linhas. Para a elaboração das redações, cada participante conta com auxílio de um professor orientador da própria escola. A folha de redação está disponível para download no site www.ha.com.vc/concursoderedacao. No endereço também estão publicados o regulamento, materiais didáticos e vídeos.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Na etapa seguinte, as redações passam pela avaliação da escola e um (1) texto é selecionado por unidade para envio à Diretoria de Ensino. As DEs podem escolher até 20 textos para a banca avaliadora do Hospital de Amor, quando são definidos os finalistas. 

Para os primeiros colocados de cada um das duas categorias (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e respectivos professores orientadores são ofertados notebooks como prêmio. Para segundos e terceiros lugares de cada grupo são entregues tablets para os estudantes. Todos os finalistas são premiados com três dias de visita no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) – Hospital de Amor, localizado na cidade de Barretos, durante os quais desenvolvem várias atividades científicas e laboratoriais. Todos os finalistas recebem também um certificado de participação no concurso. 

“O Concurso de Redação do Hospital de Amor tem se consolidado como uma iniciativa de grande impacto na educação estadual, despertando nos estudantes o interesse pela ciência e pela pesquisa. Ao abordar temas relevantes para a saúde pública, como a prevenção do câncer por meio da vacinação contra o HPV, o concurso não apenas estimula a reflexão crítica e a produção escrita, mas também promove o engajamento dos jovens com questões científicas fundamentais para a sociedade”, explica Clayton Policarpo Vicente, diretor do Centro de Referência em Educação (CRE) Mário Covas, da Seduc-SP.


- Publicidade -


As redações vencedoras serão publicadas no site do Hospital de Amor e no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – Efape (efape.educacao.sp.gov.br) em 8 de agosto. 

 

Comentários