Rede municipal de Ribeirão Preto retoma aulas com cerca de 50 mil alunos em 146 escolas - Jornal NovaCidade - Orlândia | Ribeirão Preto e região

Desde 2003 | Jornal de Orlândia, Ribeirão Preto e região

Jornal NovaCidade – Orlândia | Ribeirão Preto e região
Ribeirão Preto

Rede municipal de Ribeirão Preto retoma aulas com cerca de 50 mil alunos em 146 escolas

Getting your Trinity Audio player ready...

As aulas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto foram retomadas nesta quinta-feira (5), marcando o início do ano letivo para aproximadamente 50 mil estudantes matriculados em 146 unidades escolares da cidade. Com o retorno das atividades, a Secretaria Municipal da Educação reforçou orientações importantes para famílias da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e sobre o funcionamento do transporte escolar.

Desde o primeiro dia de aula, estão abertas as inscrições de intenção de transferência para crianças de 0 a 5 anos da Educação Infantil. Os responsáveis podem indicar a escola de preferência e, após a solicitação, devem manter a frequência regular da criança na unidade onde ela já está matriculada até que haja a disponibilização de vaga. O procedimento pode ser feito em qualquer escola de Educação Infantil, no Poupatempo ou por meio do Portal da Educação.

Para o Ensino Fundamental, as inscrições tiveram início no dia 5 de janeiro e seguem abertas ao longo de todo o ano. O processo contempla estudantes que estão fora da rede pública, aqueles que mudaram de endereço e precisam de transferência, além de alunos que desejam tentar vaga em outra unidade por opção, mesmo sem mudança de residência, por meio da inscrição de intenção de transferência.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

A rede municipal também mantém o serviço de transporte escolar com monitor para alunos de 4 a 12 anos de idade, quando a unidade escolar está localizada a mais de dois quilômetros da residência. Para estudantes acima de 12 anos, é oferecido passe livre no transporte coletivo urbano. Todos os alunos residentes em áreas rurais têm direito ao transporte escolar.

As solicitações devem ser feitas diretamente na escola onde o estudante está matriculado. A gestão da unidade encaminha o pedido à Gerência de Logística e Transporte, responsável pela análise e atendimento conforme os critérios estabelecidos. Em caso de dúvidas, os responsáveis devem procurar a escola ou entrar em contato com o setor responsável.

Além do retorno às aulas, o ano letivo de 2026 começa com a implementação de novas ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem. Entre elas estão a implantação do Projeto de Recuperação da Aprendizagem (PRA) para alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a ampliação de 50% no número de profissionais de apoio pedagógico da Educação Especial e a entrega e ampliação de unidades de Educação Infantil.

Segundo o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira, o calendário escolar de 2026 prevê o cumprimento de 200 dias letivos. “Nosso compromisso é fortalecer o acompanhamento pedagógico, ampliar a inclusão e aumentar a oferta de vagas, especialmente na Educação Infantil. A Secretaria de Educação está de portas abertas para orientar e apoiar as famílias durante todo o ano”, destacou.


- Publicidade -


Fotos: Guilherme Sircili

Serviço

Gestão de Vagas – Poupatempo: (16) 3617-2091 | (16) 3965-6378
Gestão de Vagas – Secretaria de Educação (Protocolo): (16) 3977-9119
Gerência de Logística e Transporte: (16) 3913-1450
Portal da Educação: site oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto

 

Comentários