Rede municipal de Ribeirão Preto retoma aulas com cerca de 50 mil alunos em 146 escolas
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
As aulas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto foram retomadas nesta quinta-feira (5), marcando o início do ano letivo para aproximadamente 50 mil estudantes matriculados em 146 unidades escolares da cidade. Com o retorno das atividades, a Secretaria Municipal da Educação reforçou orientações importantes para famílias da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e sobre o funcionamento do transporte escolar.
Desde o primeiro dia de aula, estão abertas as inscrições de intenção de transferência para crianças de 0 a 5 anos da Educação Infantil. Os responsáveis podem indicar a escola de preferência e, após a solicitação, devem manter a frequência regular da criança na unidade onde ela já está matriculada até que haja a disponibilização de vaga. O procedimento pode ser feito em qualquer escola de Educação Infantil, no Poupatempo ou por meio do Portal da Educação.
Para o Ensino Fundamental, as inscrições tiveram início no dia 5 de janeiro e seguem abertas ao longo de todo o ano. O processo contempla estudantes que estão fora da rede pública, aqueles que mudaram de endereço e precisam de transferência, além de alunos que desejam tentar vaga em outra unidade por opção, mesmo sem mudança de residência, por meio da inscrição de intenção de transferência.
A rede municipal também mantém o serviço de transporte escolar com monitor para alunos de 4 a 12 anos de idade, quando a unidade escolar está localizada a mais de dois quilômetros da residência. Para estudantes acima de 12 anos, é oferecido passe livre no transporte coletivo urbano. Todos os alunos residentes em áreas rurais têm direito ao transporte escolar.
As solicitações devem ser feitas diretamente na escola onde o estudante está matriculado. A gestão da unidade encaminha o pedido à Gerência de Logística e Transporte, responsável pela análise e atendimento conforme os critérios estabelecidos. Em caso de dúvidas, os responsáveis devem procurar a escola ou entrar em contato com o setor responsável.
Além do retorno às aulas, o ano letivo de 2026 começa com a implementação de novas ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem. Entre elas estão a implantação do Projeto de Recuperação da Aprendizagem (PRA) para alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a ampliação de 50% no número de profissionais de apoio pedagógico da Educação Especial e a entrega e ampliação de unidades de Educação Infantil.
Segundo o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira, o calendário escolar de 2026 prevê o cumprimento de 200 dias letivos. “Nosso compromisso é fortalecer o acompanhamento pedagógico, ampliar a inclusão e aumentar a oferta de vagas, especialmente na Educação Infantil. A Secretaria de Educação está de portas abertas para orientar e apoiar as famílias durante todo o ano”, destacou.
- Publicidade -
Fotos: Guilherme Sircili



Serviço
Gestão de Vagas – Poupatempo: (16) 3617-2091 | (16) 3965-6378
Gestão de Vagas – Secretaria de Educação (Protocolo): (16) 3977-9119
Gerência de Logística e Transporte: (16) 3913-1450
Portal da Educação: site oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto

