NotíciasOrlândia

SANOR alerta para uso consciente de água em Orlândia durante onda de calor

A SANOR, empresa responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Orlândia, alerta para o uso consciente de água na cidade durante a onda de calor prevista para continuar nesta semana, além da diminuição da umidade do ar.

“Nessas condições, há um aumento significativo no consumo de água, o que ocasiona a diminuição da pressão nas redes de distribuição. Isso afeta o sistema de abastecimento e pode ocasionar intermitências em alguns pontos da cidade”, afirma Natália Galvão, diretora da SANOR. “Por isso, alertamos a população a redobrar os cuidados com o uso da água e fazer o consumo consciente, sem desperdícios”, diz.

De acordo com a plataforma Climatempo, essa é a quarta onda de calor no país, no segundo semestre de 2023 e poderá ser mais forte do que as enfrentadas em agosto, setembro e outubro desse ano. Em Orlândia, a temperatura máxima prevista pode chegar a 42° no dia 18 de novembro. A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas, mas se elas acontecerem, serão pancadas isoladas e insuficientes para diminuir o calor.

Dicas de uso consciente da água


- Publicidade -


1 – Evite banhos longos e desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e passa shampoo e condicionador nos cabelos.

2 – Enquanto escova os dentes, deixe a torneira fechada.

3 – Ao lavar a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Primeiro ensaboe os utensílios e depois os lave de uma só vez. Essa simples ação ajuda a evitar o desperdício.

4 – Reutilize a água do último enxague da máquina de lavar roupas para lavar quintais, garagens e calçadas. A água com água sanitária usada para higienizar frutas, legumes e verduras também podem ser reutilizadas na limpeza da casa.

5 – Feche bem as torneiras, uma torneira pingando desperdiça cerca de 46 litros de água por dia. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene.

6 – Não “varrer” calçadas e quintais com a água da mangueira.

Sobre a SANOR

A SANOR é uma empresa de Orlândia (SP), com expertise no setor de saneamento básico, responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, após vencer o leilão, em 2022. É responsável pelo ciclo integral da água, desde a captação, tratamento e distribuição, gestão comercial até a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sanor

Comentários