Museu Casa da Memória Italiana oferece programação especial de férias
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Museu Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, preparou uma programação especial de férias que une atividades educativas para crianças e bebês e uma visita mediada voltada ao patrimônio histórico da cidade. As ações acontecem entre os dias 21 e 23 de janeiro e reforçam o papel do museu como espaço de cultura, memória e convivência.
Voltada ao público infantil, a oficina O Silêncio que Vira Cor propõe uma experiência sensível a partir da exposição Silêncio Involuntário. As atividades começam com uma visita mediada ao museu, onde as crianças entram em contato com a vida e a obra do artista Ary de Lázari. Em seguida, a proposta se estende ao quintal da Casa, com atividades lúdicas que exploram cores e texturas inspiradas no trabalho do artista.
A oficina infantil, destinada a crianças de cinco a dez anos, acontece nos dias 21 de janeiro, às 15h, e 23 de janeiro, às 10h. Já a versão pensada especialmente para bebês de oito meses a quatro anos, será realizada no dia 23 de janeiro, às 15h, com foco em experiências sensoriais que envolvem texturas, cheiros e cores, por isso, a recomendação é que os participantes estejam com roupas que possam sujar. Cada atividade contará com até dez vagas, com agendamento prévio feito via WhatsApp, pelo número (16) 99760-9946.
Além das atividades para o público infantil, o museu promove no dia 22 de janeiro, às 10h, uma visita especial mediada ao Palacete Episcopal, como parte da terceira edição do tour Uma Visita aos Entornos da Rivi Nigri. A ação integra o projeto Museu Extramuros, que busca aproximar a instituição de seu entorno e fortalecer os vínculos entre os patrimônios culturais da região. O percurso tem duração aproximada de duas horas.




Tendo como ponto de partida o Museu Casa da Memória Italiana, o grupo segue por espaços fundamentais para a história da constituição da Diocese de Ribeirão Preto. O roteiro inclui a Catedral Metropolitana de São Sebastião e a Praça das Bandeiras, além do Palácio Episcopal, residência oficial do arcebispo e importante símbolo histórico da cidade.
A edição é especial em celebração ao mês do padroeiro do município, São Sebastião, e acontece na semana de aniversário de Ribeirão Preto. De acordo com o cogestor da Casa, Gabriel Azarias, “a proposta é estimular reflexões sobre memória, urbanização, religião e patrimônio cultural, ampliando a leitura da cidade para além dos muros do museu”..
A visita é gratuita, conta com 25 vagas e exige retirada prévia de ingresso, que será disponibilizado via Sympla (https://encurtador.com.br/vwXM). A organização recomenda a chegada com pelo menos dez minutos de antecedência, já que o início da mediação será pontualmente às 10h, sem tolerância para atrasos.
- Publicidade -
O Museu Casa da Memória Italiana está localizado no centro histórico de Ribeirão Preto, na Rua Tibiriçá, nº 776 e tem se consolidado como um espaço relevante para a arte contemporânea, especialmente com suas mostras anuais que conectam artistas emergentes e consagrados a temas sensíveis e atuais.
SERVIÇO
Férias no Museu
Oficina “O Silêncio que Vira Cor” – Infantil e para Bebês
Datas e horários
21 de janeiro, às 15h – Oficina Infantil
23 de janeiro, às 10h – Oficina Infantil
23 de janeiro, às 15h – Oficina para Bebês
Inscrição prévia pelo WhatsApp (16) 99760-9946
Tour aos Entornos da Rivi Nigri
Data e horário
22 de janeiro, às 10h
Inscrição prévia pelo Sympla (https://encurtador.com.br/vwXM)
Local
Encontro no Museu Casa da Memória Italiana, com deslocamento até o Palácio Episcopal
Gratuito
Museu Casa da Memória Italiana: rua Tibiriçá, nº 776, Centro, Ribeirão Preto
Informações: (16) 3904-2750 e (16) 99760-9946

