NotíciasOrlândia

Sanor usa tecnologia de ponta para combater o desperdício de água

Getting your Trinity Audio player ready...

Em continuidade ao Programa de Combate às Perdas, implantado pela Sanor em abril do ano passado, a concessionária passa a contar com tecnologia de georadar para fazer um “raio X” da rede de abastecimento de Orlândia. Esse método tem se tornado uma ferramenta essencial para a gestão eficiente de redes hidráulicas, pois permite identificar, localizar e mapear tubulações subterrâneas de maneira não destrutiva (sem a necessidade de escavações), rápida e com alta precisão.

O equipamento funciona emitindo ondas eletromagnéticas de alta frequência no solo. Quando essas ondas encontram objetos com propriedades diferentes das do solo, como canos, cabos ou áreas vazias, parte do sinal é refletida de volta ao equipamento. Esses sinais são processados e convertidos em imagens ou gráficos que revelam a profundidade, a forma e o posicionamento dos objetos detectados.

O Programa de Combate às Perdas, que está na fase final da elaboração do projeto executivo de melhorias no sistema de abastecimento, é um conjunto estruturado de ações, tecnologias e estratégias utilizadas pela empresa para reduzir as perdas de água na rede de distribuição.

Suas ações possibilitaram a detecção de 189 vazamentos, que já começaram a ser reparados pela Sanor. “Quando terminarmos essa fase de reparos, haverá uma significativa redução de perdas de água, teremos um ganho de eficiência de 7% na distribuição”, afirma Renata Melgaço, diretora técnica da Sanor.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

De acordo com ela, esse mapeamento é fundamental para a implementação da setorização da rede, uma estratégia que divide o sistema de abastecimento em áreas menores e controladas. “Com isso, conseguimos monitorar pressões e vazões com mais precisão, localizar e corrigir perdas com agilidade, isolar áreas para manutenção sem comprometer o abastecimento geral, aumentar a eficiência operacional e a segurança hídrica”, explica.

Para esse levantamento com o georadar, a concessionária contratou a empresa Gel Map Geotecnologia, que é referência no setor.

“A Sanor está utilizando as melhores técnicas e práticas de engenharia para a realização de estudos, projetos e obras, com o objetivo de trazer o melhor sistema de abastecimento de água para o município”, afirma Melgaço.


- Publicidade -


Sobre a Sanor

A Sanor é uma empresa de Orlândia (SP), com expertise no setor de saneamento básico que, após vencer o leilão, em 2022, tornou-se responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. O ciclo integral da água, desde a captação, tratamento e distribuição, gestão comercial até a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos está sob a responsabilidade da companhia, que atende 38.319 moradores.

A sustentabilidade é um tema transversal em todas as áreas da empresa, por isso, trabalha ativamente para equilibrar os aspectos sociais, ambientais e econômicos do negócio.

Comentários