De Aluna a Educadora: A inspiração e superação de Célia Regina na APAE de Orlândia
Célia Regina Alves Costa, nascida em 02/12/1992, em Franca (SP), foi transferida da APAE de Franca para Orlândia em 29/09/2011, onde iniciou sua jornada no serviço de Educação Especial. Em 2017, já inserida no serviço de Assistência Social, passou a ser acompanhada pela equipe psicossocial, recebendo um suporte contínuo junto ao núcleo familiar.
Em 2018, Célia passou por um processo de Coaching, conduzido pela diretora Deisy Lima Jabur, que foi crucial para desenvolver seu projeto de vida e autorresponsabilidade. Esse processo a ajudou a ganhar mais autonomia e independência, além de fortalecer seu conhecimento sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência, através dos grupos de Autodefensoria e Eu Sou Capaz.
Durante o programa Eu Sou Capaz, Célia descobriu seu talento em confeitaria, o que a levou a se capacitar na área e iniciar seu próprio negócio vendendo seus produtos nas redes sociais. Com o suporte da Educadora Social, ela aprendeu a gerenciar seu fluxo de caixa e deu início ao empreendedorismo. Em 2019, realizou um curso de confeitaria oferecido pelo Fundo Social de Orlândia, o que impulsionou ainda mais sua carreira.
Em 2022, Célia iniciou a graduação em Enfermagem na Universidade Claretiano, com previsão de conclusão em 2025. Até 2023, foi usuária do serviço de assistência da APAE, mas em abril daquele ano, foi contratada como prestadora de serviço para ministrar o curso de Confeitaria para alunos e usuários. Seu destaque na instituição a levou a ser convidada para integrar o quadro de funcionários como Cuidadora da Assistência Social.
Durante um leilão solidário na Feijoada da APAE, o seu pudim arrecadou R$ 3 mil onde toda a renda foi revertida para a entidade. Célia é hoje um exemplo de superação e inspiração para todos os alunos, usuários, e funcionários da APAE.
Deisy Lima Jabur
Diretora Executiva
- Publicidade -
Susana do N. Joaquim Junior
Coordenadora da Assistência Social