NotíciasOrlândia

ADL | Controle de Vetores de Orlândia vai visitar 600 imóveis no mês de abril

A Prefeitura de Orlândia, através da equipe de Controle de Vetores, iniciou na última segunda-feira (03), a nova ADL (Avaliação de Densidade Larvária), a segunda deste ano. O objetivo do trabalho é checar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes bairros da cidade.

O levantamento, que é feito pela equipe do Controle de Vetores, também possibilita saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada bairro.

A ação ocorrerá no mês de abril, seguindo metodologia preconizada pela CCD/SES-SP (Coordenadoria de Controle de Doenças/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo). Serão visitados 600 imóveis, distribuídas em 113 quadras, sorteadas em todo o município.


- Publicidade -


Com base nos dados obtidos nessa avaliação, serão definidas as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas pelo município.O índice larvário (Índice Breteau) corresponde ao número de imóveis em que foram encontrados recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti durante a avaliação. Os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde preconizam o índice 1,0 como limite ideal, que confere uma baixa probabilidade de risco à epidemia.

Fonte: Prefeitura de Orlândia

Comentários