NotíciasOrlândia

Sábado tem Espetáculo Teatral gratuito em Orlândia

A Prefeitura de Orlândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Circuito Cultural Paulista, apresenta, neste sábado (26), às 20h, na Praça dos Imigrantes, o espetáculo teatral “As mulheres dos cabelos prateados”.

Com texto inédito de Ave Terrena – que também assina a direção junto com Georgette Fadel e Joana Dória –, a peça traz à cena histórias de mulheres perseguidas durante a ditadura militar no Brasil, muitas delas sem nenhum tipo de envolvimento com a luta armada, o que demonstra a generalizada e gratuita violência de Estado do período.

A peça, escrita por Ave Terrena, coloca as atrizes Camilla Flores, Dirce Thomaz, Gabrielle Araújo, Silmara Deon e Thais Dias em cena, para recuperar histórias de mulheres que não tinham envolvimento com a luta armada, mas que sofreram violência de Estado no período ditatorial. A montagem tem direção de Georgette Fadel, Ave Terrena e Joana Dória e trilha sonora de Evelyn Cristina (DJ).

Contada a partir de uma perspectiva feminina, a peça mostra que a repressão militar, geralmente associada à figura de homens, também foi direcionada às mulheres. O espetáculo aprofunda a humanidade dessas mulheres, sem ignorar o contexto de opressão, e traz à tona a força, a resistência e a potência de quem sobreviveu e conseguiu reconstruir a vida após a prisão, mas com um contorno muito particular, devido a questões de gênero. A premissa de “As mulheres dos cabelos prateados” é livremente inspirada no livro “As mulheres dos cabelos de metal”, da escritora brasileira Cassandra Rios (a mais censurada durante a ditadura).


- Publicidade -


A construção em versos é a maior marca de linguagem do espetáculo, que parte do olhar de estranhamento causado pelo absurdo do terror de Estado, passa pela perplexidade diante da ideia de país construída sobre o Brasil na ditadura e chega ao compromisso de solidariedade e consumação do desejo através da luta. Os acontecimentos relatados são recriados com inspiração nas formas do chamado realismo fantástico, com referência no romance “O parque das irmãs magníficas”, da escritora argentina Camila Sosa Villada, que, assim como Ave, também é travesti. Tudo sob o ponto de vista de uma alienígena: Zarka.

Com a expansão espacial na década de 1970, os seres humanos aterrissam em lugares nunca antes alcançados no Universo. Temendo uma guerra, as mulheres Zurk – alienígenas de cabelos prateados, habitantes das crateras do planeta Vurk (Lua) – decidem fazer uma investigação. Encaminham relatoras para pesquisar a humanidade e decidir se ela deve ou não ser desintegrada. Entre elas, está Zarka, locutora da rádio Zurk Brasil, pela qual transmite notícias sobre a situação do país. Disfarçada de humana, vive como uma mulher comum, usando seu poder de ler a mente das pessoas para desvendar suas memórias e sentimentos.

Quando se depara com um ato de mulheres dançando em praça pública para reivindicar o direito de enterrar seus mortos, vítimas da ditadura, há anos desaparecidos, Zarka inicia uma busca incessante pelas histórias dessas mulheres, reveladas uma a uma: Nilze, Jacira, Dilinda e Márcie. Abismada com o terror incompreensível que rege as relações e dissemina a injustiça no Brasil, Zarka decide não retornar ao seu planeta para lutar ao lado das humanas, pedindo às suas irmãs Zurk que não desintegrem a humanidade. Ao reconhecer-se nas mulheres cujas histórias relatou, a alienígena percebe que elas também são mulheres de cabelos prateados.

SERVIÇO

Espetáculo: “As mulheres dos cabelos prateados”

Local: Praça dos Imigrantes
Data e Hora: 26 de novembro (sábado), às 20h.
Gratuito | 60 minutos

Comentários