Governo de SP inaugura Fatec Olímpia e amplia acesso ao Ensino Superior na região - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
NotíciasOlímpia

Governo de SP inaugura Fatec Olímpia e amplia acesso ao Ensino Superior na região

Getting your Trinity Audio player ready...

    Com objetivo de ampliar o acesso ao Ensino Superior de Tecnologia gratuito no Estado de São Paulo, o vice-governador Felicio Ramuth inaugurou neste sábado (2) a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Olímpia. A nova unidade elevará para 83 o número de Fatecs administradas pelo Centro Paulo Souza (CPS), distribuídas em 76 municípios paulistas, sendo três na Região de Barretos.

    “A cidade de Olímpia ganha hoje sua primeira faculdade pública. E, quando falamos em Ensino Superior, estamos falando de mais oportunidades de capacitação, empregabilidade e melhores salários”, destacou o vice-governador.

    Instalada em um espaço de 1,8 mil metros quadrados de área construída, a unidade oferecerá cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho. Em pavimento único, a Fatec Olímpia conta com 14 salas de aulas, dois laboratórios de informática e biblioteca, além de refeitório e banheiros com acessibilidade.

    CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

    “É um orgulho ter uma instituição como o Centro Paula Souza dentro das fronteiras do nosso Estado. Aqui em Olímpia, estamos comemorando a instalação de mais uma faculdade pública, gratuita e de qualidade. Muitos países descuidaram da educação tecnológica e se arrependeram muito depois. O resultado vem no médio prazo, mas a semente que foi plantada hoje é de altíssima qualidade”, discursou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Vahan Agopyan.

    A implantação da unidade seguiu o modelo de parceria entre as gestões estadual e a municipal. A Prefeitura de Olímpia ficou responsável pela locação e reforma do prédio que abrigará a unidade.

    Já o Governo de São Paulo investirá R$ 1,2 milhão na compra de mobiliário e equipamentos. Cabe ao CPS a elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores. As instalações da unidade serão compartilhadas com a Faculdade de Olímpia (Uniesp).

    “A Fatec Olímpia simboliza o protagonismo do Centro Paula Souza na educação do futuro. Aqui vamos oferecer Ensino Superior de Tecnologia alinhado às transformações do mercado e às vocações econômicas regionais”, afirmou o presidente do CPS, Clóvis Dias. “Com a inauguração da Fatec Olímpia, reafirmamos nosso compromisso com uma educação que realmente transforma a vida de nossos alunos. Estamos criando um ambiente vibrante, onde o Ensino Superior Tecnológico se alinha perfeitamente às dinâmicas do mercado. Tenho plena confiança de que a Fatec se tornará um verdadeiro centro de oportunidades e crescimento, capacitando nossos estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, ressaltou o vice-presidente, Maycon Geres.


    - Publicidade -


    Cursos oferecidos

    As atividades da unidade começam neste segundo semestre, com os cursos superiores de tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Gestão de Turismo, ambos com turmas no período noturno. A escolha dos cursos está alinhada às vocações econômicas da cidade e às novas demandas do mercado de trabalho.

    Aluna da turma inicial do curso de Gestão de Turismo, a jovem Juliana Alencar Minari Matias vê no seu ingresso na Fatec Olímpia uma chance de crescimento profissional. “Já atuo na área e acredito que com essa formação vou ter mais conhecimento e quem sabe uma futura promoção”, destacou.

    Além da nova Fatec, Olímpia conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Carlos Seno Junior. Implantada em 2010, a unidade soma atualmente 654 alunos matriculados em dois cursos técnicos (Administração e Recursos Humanos) e outros três cursos integrados ao Ensino Médio (Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química).

    Comentários