Festival Educando para o Futuro leva diversão para escolas de Guará e São Joaquim da Barra
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A comemoração do mês das crianças será especial para estudantes de escolas públicas de Guará e São Joaquim da Barra que integram o projeto Educando para o Futuro, criado pela Usina Alta Mogiana e que existe há mais de 20 anos. Três escolas públicas das cidades recebem o “Festival Educando para o Futuro”, que também conta com o apoio cultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. As atividades que integram a programação atendem ao tema Criar, Sentir e Brincar, que baliza a agenda de outubro, com apresentação teatral, circuito de brincadeiras e cortejo literário. A programação é exclusiva para alunos.
A abertura do festival acontece na EMEF Professora Adelaide Garnica, em Guará, nesta quinta-feira, 9 de outubro, com três ações. Às 8h, o grupo Yeshua Produções apresenta o espetáculo Emoções em Cena e, às 9h, os alunos participam do cortejo Vozes da Literatura (9h), com o G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental). Após essas atividades, uma gincana com personagens convida as crianças para um tempo de brincadeira e ludicidade.
As duas companhias artísticas assumem a agenda completa do Festival Educando para o Futuro e no dia 10 (sexta-feira), aportam em São Joaquim da Barra, onde se apresentam para os estudantes da Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira, em duas sessões: 12h50 (Emoções em Cena) e 14h45 (Vozes da Literatura). As quatro intervenções artístico-literárias que encerram o evento também serão em São Joaquim da Barra, na Escola Municipal Professor Creso Antônio Filetti, no dia 17 (sexta-feira). A montagem da Yeshua Produções terá sessões às 8h e 13h30, enquanto o cortejo literário do G.U.T.E. acontece às 10h20 e 16h. Nos intervalos, circuito de brincadeiras com personagens.
Para Raquel Pires Gonzaga, analista de comunicação da usina Alta Mogiana, ações como o projeto Educando para o Futuro são inerentes ao DNA da empresa. “A Alta Mogiana entende e enxerga sua missão e presença na sociedade para além de seu portão e de seu produto direto. Por isso, estamos sempre presentes em ações como essa, seja como autora da iniciativa, seja como parceira patrocinadora”. Segundo ela, levar oportunidade de desenvolvimento humano, intelectual, cultural e social para crianças e adolescentes em condições limitadas de acesso a eventos com esse recorte, é um compromisso da usina, especialmente nas localidades onde atua. “Estamos presentes nas escolas pertencentes ao Educando para o Futuro o ano todo e esse final é o fechamento de todo um trabalho multidisciplinar”.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves, destaca a força da iniciativa. “É impossível mensurar o impacto que eventos como este produzem na vida das crianças e adolescentes. Como o próprio nome diz, o foco é na construção do futuro e vemos essa ideia como um grande depósito de sementes. Estar junto nesse projeto é participar da transformação social de forma ampla e a Fundação tem enorme alegria em colaborar com esse movimento”, afirma Dulce.
Serviço
Festival Educando para o Futuro – agenda outubro
Guará
- Publicidade -
Data e local: 09/10 (quinta-feira) | EMEF Adelaide Garnica
Atividades
8h: espetáculo teatral Emoções em Cena, com Yeshua Produções
9h: cortejo Vozes da Literatura, com G.U.T.E.
9h40: recreio
10h15: Circuito de Brincadeiras
11h15: encerramento/almoço
São Joaquim da Barra
Data e local: 10/10 (sexta-feira) | Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira
Atividades
12h30: espetáculo teatral Emoções em Cena, com Yeshua Produções
13h30: intervalo
13h50: circuito de brincadeiras
14h45: cortejo Vozes da Literatura, com G.U.T.E.
15h20: recreio e encerramento
Data e local: 17/10 (sexta-feira) | Escola Municipal Professor Creso Antônio Filetti
Atividades
7h40: espetáculo teatral Emoções em Cena, com Yeshua Produções
8h40: recreio/lanche
9h15: circuito de brincadeiras
10h05: intervalo
10h20: cortejo Vozes da Literatura, com G.U.T.E.
11h: encerramento/almoço
13h15: espetáculo teatral Emoções em Cena, com Yeshua Produções
14h10: recreio/lanche
14h45: circuito de brincadeiras
15h40: intervalo
16h: cortejo Vozes da Literatura, com G.U.T.E.
16h40: encerramento
*Obs.: Atividades exclusivas para os alunos
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com sólida trajetória, projeção nacional e internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.