Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de fábricas
A Ford Motor Company, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, acaba de anunciar que fechará suas três plantas no Brasil neste ano, conforme informações da agência Reuters.
Para isso, a montadora está disposta a assumir encargos de cerca de US$ 4,1 bilhões, já que a pandemia de Covid-19 fez sua produção ficar ainda mais abaixo da capacidade.
A produção vai ser parada imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari, Bahia, e Taubaté, São Paulo, mas a produção de algumas peças vai continuar por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição.
Já a planta da Troller em Horizonte, Ceará, continuará operando até o quarto trimestre de 2021.
- Publicidade -
Segundo o jornal Estadão, a fabricante, que está no Brasil desde 1919, manterá no país apenas a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista.
De acordo com o site Uol, a Ford informou que 5 mil funcionários serão impactados no Brasil e na Argentina, mas não detalhou a quantidade de trabalhadores afetados por unidade.
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.
Assim, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, vindos principalmente das unidades da Argentina e do Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul.
Em 2019, a Ford já havia encerrado a produção na sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo.