Ribeirão Preto sedia a 1ª edição do Festival Internacional de Circo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir do dia 8 de maio e até 7 de junho, a cidade de Ribeirão Preto vivenciará um marco cultural com a realização da 1ª edição do Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto (FIC RP). O evento promete revolucionar a cena circense local e oferecer à população uma programação diversa, com atrações de renome internacional e com entrada gratuita para todas as apresentações. A abertura do festival acontece no dia 8 de maio (quinta-feira) no Teatro Municipal (Via São Bento – Campos Elísios) com programação distribuída nos três períodos do dia, incluindo apresentações diurnas para escolas da cidade e região e, noturnas – abertas para o público em geral.
A realização do festival de abrangência internacional é uma novidade para a cidade. O evento é uma produção independente, com a curadoria e idealização exclusiva da Eu Sou Brasileiro Produções Culturais, sob a coordenação do artista circense e produtor cultural, Fábio Brasileiro, idealizador do festival. A proposta, segundo Brasileiro, “é inovar e trazer para Ribeirão Preto um festival de circo autêntico e de qualidade internacional, com um foco em diversidade de espetáculos e descentralização da programação”.
Brasileiro destaca a história singular de Ribeirão Preto com o circo brasileiro, tradição que o incentivou a criar o festival. Segundo ele, a cidade foi berço de Abelardo Pinto, o lendário palhaço Piolin, nascido em 27 de março de 1887, que tornou-se um símbolo do circo nacional, sendo exaltado por expoentes do Modernismo como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade, que viam nele a essência do artista brasileiro. “Nas últimas décadas, nossa cidade consolidou-se como um celeiro de talentos circenses, sendo lar de diversos grupos e companhias que percorrem o Brasil encantando públicos com suas performances e espetáculos. Vimos neste cenário um campo aberto para a criação do festival”. Outro fator preponderante para a criação do festival em Ribeirão Preto é que trata-se de polo cultural e sede da região metropolitana que congrega 34 municípios, com ampla rede educacional.
Nesta primeira fase da programação, o festival começa na próxima quinta-feira (8/5), às 9h, no palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto com o espetáculo “Reciclown Circus”, da Cia Raros Circo e Teatro. Durante a tarde, às 15h, é a vez da peça “MalabaRindo”, com a Cia MB Circo – as duas atividades serão exclusivas para escolas agendadas. A partir das 19h30, a atração da noite conta com participação da “Cia O Circo de Histórias” que apresenta o espetáculo “Um Conto Chamado Circo”. A atividade é aberta e gratuita ao público, com entrada por ordem de chegada e sujeita à lotação do espaço.
Na sexta-feira (9/5), às 9h, a Cia Pé de Chinelo traz o espetáculo “Circo de Dois” e, às 15h, é a vez da companhia O Circo de Histórias, voltar ao palco do teatro com “Um Conto Chamado Circo” – as duas apresentações também serão direcionadas para escolas da cidade e região. Às 19h30, o festival terá participação da companhia A Grande Lona com o espetáculo “Cabaret LUX”.
Já no sábado (10/5), o Festival Internacional de Circo tem outra proposta – será aberto ao público da cidade e região, no Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya. Trata-se de uma apresentação internacional única do artista argentino Sebastian Godoy, às 16h30. O artista apresenta o espetáculo “YO-YO”, que retrata um personagem excêntrico, acompanhado de sua inseparável mala e que faz de tudo para entreter o público enquanto o show não começa. Com classificação livre e linguagem universal, “YO-YO” é uma experiência única para toda a família, com performances que incluem palhaçaria e patinação.

Reciclown Circus – Cia Raros Circo e Teatro – Foto: Pedro Son
- Publicidade -
Programação diversificada e atrações internacionais
Até o mês de junho, o Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto contará com apresentações de circo de alto nível e atrações internacionais. As apresentações ocorrerão em diversas localidades, incluindo o Teatro Municipal, praças, parques e o calçadão do centro da cidade. “O objetivo é atendermos a um público variado, desde crianças a idosos, visando encantar o público com a magia e a tradição do circo”, explica o produtor Fábio Brasileiro.
Além das apresentações, o festival promoverá ações formativas, levando oficinas de iniciação circense a escolas municipais e instituições sociais que trabalham com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social de diversos bairros de Ribeirão Preto. As atividades serão voltadas para o público infanto-juvenil e abordarão técnicas fundamentais do universo circense, como malabarismo e equilibrismo. “Com essas oficinas, queremos não apenas despertar o interesse das crianças e adolescentes pelo circo, mas também estimular sua criatividade, coordenação motora e expressão corporal, tornando a arte circense mais acessível e presente na comunidade”, acrescenta Brasileiro.
Expansão regional
Com a meta de se expandir além de Ribeirão Preto, o festival conta com a participação de cidades vizinhas, como Cravinhos, Altinópolis, Jardinópolis e Luís Antônio, que trarão cerca de 500 estudantes de escolas públicas para as apresentações do festival.

MalabaRindo – Cia MB Circo Foto: Vinicius Mena
Apoio institucional e parcerias
O festival conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto da Prefeitura Municipal de Ribeirão, que auxiliará na infraestrutura e nas liberações necessárias para a realização do evento em locais públicos, como praças e parques. Conta também com a parceria com escolas municipais e instituições sociais, como a Casa do Vovô e a APAE, com o objetivo de democratizar o acesso à arte para diversas camadas da população.
“Nossa intenção é estabelecer o Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto como um evento de calendário anual da cidade, que, a partir desta edição, promete crescer cada vez mais em importância e visibilidade, tanto para o público local quanto para o cenário artístico nacional”.
Sobre a Eu Sou Brasileiro Produções Culturais
A Eu Sou Brasileiro Produções Culturais, fundada por Fábio Brasileiro, tem como missão promover e divulgar a arte circense em suas diversas formas. Com projetos já reconhecidos e um vasto repertório de experiências, a produtora se destaca pela organização e pelo compromisso com a qualidade artística e com a formação de público.


SERVIÇO – Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto
Data de Início: 8 de maio de 2025
Primeira fase: 8 a 10 de maio/2025
Locais: Teatro Municipal de Ribeirão Preto, calçadão, praças e parques de Ribeirão Preto
Entrada: Gratuita
Serviço:
Quinta-feira (8/5)
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Via São Bento, Campos Elíseos
Reciclown Circus – Cia Raros Circo e Teatro
Horário: 9h
Público agendado
MalabaRindo – Cia MB Circo
Horário: 15h
Público agendado
Um Conto chamado Circo – Cia O Circo de Histórias
Horário: 19h30
Aberto e gratuito – sujeito a lotação
Sexta-feira (9/5)
Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Via São Bento, Campos Elíseos
“Circo de Dois” – Cia Pé de Chinelo
Horário: 9h
Público agendado
“Um Conto Chamado Circo” – O Circo de Histórias
Horário: 15h
Público agendado
Cabaret LUX – Cia A Grande Lona
Horário: 19h30
Aberto e gratuito – sujeito a lotação
Sábado (10/50)
Local: Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya – Rua Severiano Amaro dos Santos, s/n, no Jardim Botânico
YO-YO – Sebatian Godoy (atração internacional)
Horário: 16h30
Aberto e gratuito ao público
Mais informações e programação completa no Instagram oficial do Festival Internacional do Circo de Ribeirão Preto