Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico | Mais notícias

Thiago Paulino abre a participação do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres

Thiago Paulino abre a participação do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres
Novacidade.com | 13/07/2017 - 23:51:54

Terá início nesta sexta-feira, 14, o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres (Grã-Bretanha). A competição será disputada no Estádio Olímpico da cidade e se estenderá até o dia 23. O Brasil tem chances de medalha logo na abertura, com Thiago Paulino. O paulista, nascido em Orlândia, recordista mundial do lançamento de disco F57, fará a sua estreia no arremesso de peso, às 15h10 (horário de Brasília). A exemplo do disco, ele também figura entre os melhores do planeta neste evento.

Os 14,19m alcançados por Thiago no Open Internacional Loterias Caixa, em abril, o colocam na segunda posição do ranking mundial da prova desta sexta-feira. Apenas o polonês Janusz Rokicki tem um registro melhor, com 14,86m. O brasileiro acredita que a sua bagagem de competições internacionais pode pesar ao seu favor.

"A expectativa é a melhor possível. Bati na trave em Doha 2015 (sétimo lugar) e, no Rio 2016, fiquei em quinto lugar no peso. Sinto-me bem mais experiente, tendo participado de competições desse tipo antes, então estou preparado para que tudo dê certo dessa vez", disse Thiago, de 31 anos, que teve de amputar a perna esquerda abaixo do joelho devido a um acidente de moto, em 2010. "Venho treinando com o foco em melhorar as minhas marcas pessoais. O recorde mundial é de 14,92m e eu tenho 14,66m como o meu melhor lançamento, então acredito que posso chegar próximo à marca do polonês e até, quem sabe, superá-la", projetou o brasileiro.

Após a disputa do arremesso de peso, Thiago terá pela frente o lançamento de disco, marcado para o dia 22. No início deste ano, ele conseguiu a melhor marca da história desta prova, com 48,04m - também conseguidos no Open Internacional.

Além de Thiago Paulino, o Brasil será representado por Fabrício Júnior, da classe T12 (baixa visão). Ele disputará a primeira fase eliminatórias dos 100m, às 15h35. Fabrício grande perdeu parte da visão devido a uma toxoplasmose, contraída pela mãe na gravidez.

Esta será a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1.300 atletas de 100 países são esperados nas 213 disputas por medalha, todas no Estádio Olímpico de Londres. Em 2015, em Doha, no Catar, o Brasil ficou com a sétima colocação no quadro geral de medalhas do evento. Foram oito medalhas de ouro, 14 de prata e mais 13 de bronze.

Programação dos brasileiros - sexta-feira (14/7)*
15h10 - Thiago Paulino (final do arremesso de peso - F57)
15h35 - Fabrício Júnior (eliminatórias dos 100m - T12)

*Horário de Brasília
Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/comiteparalimpico), e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (ocpboficial)

Patrocínio
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias da Caixa e da Braskem.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)








    Lucilá Calçados Orlândia