Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça | Mais notícias

Projeto Sustent´ARTE é reconhecido como uma das cinco melhores práticas socioambientais do país

Projeto Sustent´ARTE é reconhecido como uma das cinco melhores práticas socioambientais do país
Novacidade.com | 07/07/2017 - 00:27:29

O Projeto Sustent´ARTE, que realiza o reaproveitamento de pallets e embalagens de madeira com foco em qualificação profissional e possibilidade de inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, desenvolvida em Orlândia com a certificação de 42 alunos no final de 2016, está entre as cinco melhores práticas socioambientais do País, reconhecido pela comissão técnica do 15º Benchmarking Brasil.

A entrega do certificado categoria Resíduos, modalidade sênior, aconteceu durante o XV Bench Day, realizado na noite de 29 de Junho, em São Paulo. O Projeto Sustent´ARTE superou o índice técnico exigido conquistando pontuação de 7,664 na avaliação de especialistas de diferentes países que avaliaram as práticas em conformidade com a metodologia do programa.

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça participou da entrega do certificado por meio da Conselheira Maria Inês Marcorio Guedes Moreira de Carvalho, e do gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghiroli. Eles estiveram acompanhados dos representantes da empresa Colorado Máquinas - Concessionário J. Deere ( empresa do Grupo Colorado), o gerente Geral de Negócios João Carlos Falaschi e do coordenador Administrativo Antônio Carlos Zufellato; da supervisora Regional Qualidade de Vida do Sesi, Ivania Maria Filippi Novo e da agente de Atividades de Responsabilidade Social e docente do Projeto, Cristiane Cordeiro da Silva .

A primeira etapa do Projeto Sustent´ARTE, desenvolvida em Orlândia, foi uma realização conjunta da empresa Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM e da Prefeitura Municipal de Orlândia. São parceiros do Projeto a Escola Senai Luiz Scavone – Itatiba – Linha de Produtos e a Escola SENAI- Eng. Octávio Marcondes Ferraz – Ribeirão Preto .

Agora, o Projeto Sustent´ARTE, como um case de Benchmarking passa a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país. Também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em fóruns de Sustentabilidade que se realizam em parceria com universidades, escolas técnicas e entidades representativas.

“Esta certificação simboliza o reconhecimento, respeito e confiança de públicos especializados e formadores de opinião em sustentabilidade para o trabalho conjunto desenvolvido. Os parceiros do Projeto Sustent´ARTE tornam-se referência e passam a inspirar outros profissionais e organizações a adotarem boas práticas de sustentabilidade. É o que o que o Instituto Mais, responsável pelo Benchmarking chama de Inteligência Coletiva em Sustentabilidade, mas sobretudo, um motivo a mais para avançarmos”, destacou Maria Inês.

“Influenciar pessoas e empresas para a Responsabilidade Social é parte da missão do IORM. Sabemos que ninguém faz nada sozinho, por isso as parcerias são tão importantes. A partir da capacitação oferecida pelo Projeto Sustent´ARTE, os paletes de madeira, que são o principal resíduos da Colorado Máquinas se transformam em ferramenta para a geração de renda das famílias e apoio às comunidades onde atuamos, o que é integra a missão do IORM ”, afirma Rafael Albuquerque Braghiroli.

Sobre o Programa
O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas, de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 20 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (primeiro colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha.

“Para a Colorado Máquinas é um prazer poder apoiar e participar dessa iniciativa ao mesmo tempo inclusiva do ponto de vista social, como também inovadora do ponto de vista da reciclagem e responsabilidade ambiental. A ideia inicial de Douglas Montefeltro e de Marcelo Éder Carlos, ambos da Colorado Máquinas, foi o motor da iniciativa. Some-se capacidade de gestão séria e competente do IORM com a dedicação de ambos para transformar a necessidade de dar destinação correta a resíduo incômodo como a sobra de pallets recebidos nas atividades da Colorado, e ainda apoiar o desenvolvimento e inclusão de pessoas, e o resultado não pode ser diferente. Cabe destacar a insubstituível participação realizadora do SESI, que garante aos envolvidos a seriedade do trabalho, e a qualidade da instrução oferecida com segurança nas tarefas didáticas. Em nome da Colorado Máquinas, agradecemos a todos, e ficamos muito felizes com a classificação "Top5" nessa grande competição em que ganhamos todos, pessoas, instituições, sociedade e ambiente. Vale muito a pena dedicar atenção, esforços e recursos para que possamos ter um futuro melhor. “, destaca João Falaschi.

A aulas acontecem no Núcleo Municipal de Formação Profissional Antônio Scaff, espaço cedido pela Prefeitura de Orlândia, e prosseguirão até meados de setembro de 2017.








    Lucilá Calçados Orlândia