Caso de polícia | Mais notícias

Mais de 20 cavalos são vitimas de envenenamento em Orlândia

Mais de 20 cavalos são vitimas de envenenamento em Orlândia
Novacidade.com | 03/07/2017 - 00:57:56

A Polícia Civil investiga a morte de 20 cavalos na tarde deste domingo (2) em Orlândia (SP). A suspeita é que eles tenham sido envenenados por meio da água e da alimentação. Nenhum suspeito foi identificado.

Segundo os moradores, os animais pastavam em uma área no bairro José Vieira Brasão, próxima à Avenida 102 e na divisa com um canavial, quando começaram a passar mal. Alguns chegaram a ser socorridos, mas muitos morreram no local.

A dona de casa Roseli Dutra conta que um dos cavalos da família foi salvo, mas uma égua da raça manga-larga terá que ser sacrificada. “Passamos a noite inteira com ela, mas não há mais o que fazer. O que ficamos sabendo foi que deram milho com ureia para eles, mas não é nada confirmado. Nós procuramos a polícia e pediram para colhermos algumas fezes para exames”, diz.

Além dos moradores, o socorro aos cavalos mobilizou ONGs e responsáveis pela proteção animal. Vários vídeos foram postados nas redes sociais com apelos para que o caso seja investigado.

“Pelo o que ouvi dos donos, podemos afirmar que foi um massacre. Ainda não temos provas, mas um veterinário atendeu os casos ontem e já constatou envenenamento por ureia. Por enquanto, sabemos que pode passar de 20 o número de cavalos mortos. É um absurdo. Nunca vi isso acontecer”, afirma o presidente da ONG Nova Chance André Caldana.

Em um desabafo nas redes sociais, a vereadora e voluntária do Nova Chance, Márcia Belato, disse que nunca viu isso na sua vida e o caso será investigado pela polícia.

- O que eu vi hoje, eu nunca vi em Orlândia e em nenhum lugar. Tudo isso que aconteceu será investigado e aproveito para criticar a Vigilândia Sanitária e a APA do município, que no momento que estive no local, não apareceu nenhum fiscal. Também liguei para vários veterinários e apenas um atendeu o telefone que foi o Dr. Marcelo.



PREFEITURA
Em nota, a prefeitura informou que solicitou a ajuda da Polícia Militar Ambiental e de um perito para avaliar o que causou as mortes. Segundo a prefeitura, o laudo será determinante para a investigação. A administração estuda um local para o enterro dos cavalos.

Nas redes sociais o sentimento é de tristeza, ódio e revolta e pedem punição para o autor do crime.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa.

COM INFORMAÇÕES - G1.COM/RIBEIRAO (EPTV)








    Lucilá Calçados Orlândia