Em Ribeirão Preto | Mais notícias

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores
Novacidade.com | 07/06/2017 - 23:30:44

Estoques estão abaixo do esperado para esta época devido ao clima mais frio e campanhas de vacinação


O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está com os seus estoques abaixo do esperado para esta época do ano. O tempo mais frio, as doenças típicas do outono, e campanhas de vacinação em andamento, como a gripe, por exemplo, impede os voluntários, mas o ritmo das transfusões, infelizmente, não cessa, segundo o captador Eli Mendes. “Todo tipo sanguíneo, A, B, AB e O, tanto positivo quanto negativo, estão em níveis baixos no estoque”, explica. Ainda de acordo com o profissional, uma força tarefa foi montada há poucos dias para reverter esse quadro, mas a presença de doadores ainda é baixa.

Apesar dos avanços científicos, a medicina ainda não encontrou um substituto para o sangue humano, e sempre que uma transfusão é necessária, o paciente só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar é simples, rápido e seguro, e esse ato pode ser o diferencial entre viver ou morrer. Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-1515.








    Lucilá Calçados Orlândia