Em Ribeirão Preto | Mais notícias

17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - 04 a 11 de junho

17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - 04 a 11 de junho
Novacidade.com | 08/05/2017 - 15:11:11

Solenidade acontece a partir das 19h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, a Fundação do Livro e Leitura apresenta toda programação da feira, um dos maiores eventos culturais do Brasil, que terá abertura oficial em 3 de junho com agenda cultural variada e totalmente gratuita - entre os dias 4 e 11 de junho. São mais de 260 .atividades gratuitas em 8 dias de feira, com presença de mais de 130 autores


A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza no próximo dia 10 de maio, às 19h30, no Theatro Pedro II, o lançamento da 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O evento é aberto ao público e vai apresentar a programação da feira deste ano, que traz diversas novidades e tem como foco os debates sobre educação e literatura. Participam da solenidade escritores, educadores, parceiros de instituições como o SESC, Senai, Senac, universidades e entidades locais, representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais e o público em geral. A entrada é gratuita e sujeita a lotação do espaço.

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais sobre o universo da literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz neste ano o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola". Com objetivos de crescimento e evolução, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura espera que o evento tenha uma projeção ainda maior e que estimule a participação da comunidade regional.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa, o oitavo idioma mais falado no mundo. “Um presente para o público da feira. Unidos pelo idioma, Brasil e Portugal possuem uma relação forte. Por conta desta identificação cultural imediata, o debate e o interesse do público leitor só tende a crescer neste ano”, comenta a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva.

Entre o naipe dos autores celebrados, o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa. O autor educação escolhido é César Nunes; o autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo e autor local Rosa Maria de Britto Cosenza. Como patrono, a feira indicou o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade que também remete à importância da educação na formação do ser humano - a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

A feira é uma realização da Fundação do Livro e Leitura em parceria com Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura e Usina Alta Mogiana.

Página nova para a educação
Para 2017, a Fundação do Livro e Leitura traçou objetivos bastante ambiciosos: fazer da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto o palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. “O país que se deseja repleto de leitores, precisa ter em suas bases educacionais, políticas públicas efetivas e cientes para promover o acesso do leitor ao livro”, conclui a Adriana Silva. A entidade acredita que a escola brasileira tem que estar preparada para este importante encontro.

SERVIÇO
Lançamento da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - Participação do Coral da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) com a apresentação musical “Opereta Forrobodó”.
Data: 10/05 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, Centro
Entrada gratuita








    Lucilá Calçados Orlândia