2.966 mil casas vistoriadas | Mais notícias

Sales Oliveira reduz 100% casos de dengue

Sales Oliveira reduz 100% casos de dengue
Novacidade.com | 02/03/2017 - 23:20:35

Em fevereiro deste ano não houve nenhum caso da doença, enquanto no mesmo período do ano passado, havia 57 notificações e 7 casos de dengue


O trabalho da Prefeitura de Sales Oliveira através do Controle de Vetores e dos agentes de saúde traz ótimos resultados. O número de casos de dengue em fevereiro deste ano reduziu 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 28 de fevereiro deste ano, houve duas suspeita da doença e nenhum caso confirmado. Já no mesmo período do ano passado foram 57 notificações, com sete casos positivos de dengue.

Com o trabalho realizado casa a casa no combate ao mosquito, o número de focos eliminados aumentou. No ano passado foram 198, enquanto em fevereiro deste ano foram eliminados 292, 94 a mais. A eliminação dos focos é um importante controle para evitar que o mosquito se desenvolva e transforme em vetor de doenças.

De acordo com o coordenador de Controle de Vetores, Ivan Carlos Oliveira, o excelente resultado com nenhum caso de doença, — assim como janeiro deste ano — é consequência da atuação integrada da Administração no combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya) e da conscientização da população.

“Só no último mês foram vistoriadas 2.966 mil casas para a eliminação de criadouros e os moradores receberam orientações sobre como evitar o foco do vetor”, explica. Ele conta que o trabalho de intensificação vai continuar para manter os ótimos resultados. “Apesar da redução drástica, o nosso trabalho continuará nesse ritmo”, afirma.

O prefeito Dr. Edmar Duarte Gomiero apoia o trabalho do Controle de Vetores e dos agentes de saúde, e lembra que o combate ao mosquito é dever de todos. “Devemos continuar atentos, e também pedimos à população para não deixar água parada, para evitar possíveis criadouros do mosquito”, afirma.

Combate ao mosquito
As larvas do Aedes aegypti nascem e se criam em água parada. Por isso, é importante recolher recipientes que podem acumular água, como latas, embalagens, copos plásticos, tampas de refrigerantes, pneus, garrafas, entre outros.

O vaso de planta com prato geralmente acumulam água. A alternativa é furar o prato e também colocar areia até as bordas para evitar água aparada. A água sanitária também é uma forte aliada ao combate do mosquito. Pode ser utilizada em ralos que conservam água estagnada em seu interior.

“Também é importante a conscientização da população sobre a importância de retirar todos os materiais que acumulam água parada e que podem servir de criadores para o mosquito”, alerta Ivan.

Arrastão da dengue
A Prefeitura de Sales Oliveira faz parte do programa do Governo do Estado “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Quinzenalmente são realizados arrastões de limpeza e eliminação de focos do mosquito. O próximo mutirão da campanha será realizado sábado, dia 4, nos bairros Jardim Marincek, Alto Limpo I e Campo da Formiga.








    Lucilá Calçados Orlândia