Em Sales Oliveira | Mais notícias

Apaso faz castração de 56 animais em Sales Oliveira

Apaso faz castração de 56 animais em Sales Oliveira
Novacidade.com | 15/02/2017 - 17:36:39

A Associação de Proteção Animal de Sales Oliveira (Apaso) realizou castração de 56 animais na semana passada, em parceria com a Prefeitura de Sales Oliveira. A castração foi realizada na Vigilância Sanitária, e contou com o trabalho de veterinários de Franca.

“Temos uma importante parceria com a Prefeitura, que cedeu o espaço para a realização da castração dos animais, e diariamente dá suporte à Apaso para tirar os animais das ruas e levar ao veterinário”, conta a presidente da associação, Mirella Granville. A Apaso custeou o procedimento para seis cães e onze gatos de rua.

A veterinária Roberta Tasso diz que a castração é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos. “Os animais fazem parte da sociedade, e a castração é a melhor opção para o combate de zoonoses, doenças transmitidas dos animais para o homem”, explica.

A dona de casa Elisangela Pontes, 37 anos, levou sua cadela Sara para castração. “Trouxe minha poodle para que ela não tenha filhotes, pois agora tenho um outro cachorro shih-tzu e tenho medo de eles procriarem”, conta.

Procedimento cirúrgico
Para fazer a castração, o dono do animal assina um termo de autorização para realização da cirurgia. O animal é pesado e medicado com um pré-anestésico que age em torno de 30 minutos. Depois é feito a tricotomia, que é a raspagem do pelo no local da cirurgia. Na sala de cirurgia o animal fica no soro e intubado com anestésico inalatório e é realizado o procedimento operatório.

Nos machos, a cirurgia retira os testículos e, nas fêmeas, são removidos completamente útero e ovários. O procedimento utiliza técnica moderna, por meio de uma incisão minimante invasiva, ou seja, um pequeno corte. “Realizamos a castração de muitos animais de rua e a opção de fazer uma incisão pequena faz toda diferença”, conta a veterinária Roberta.

Quando animal se recupera e apresenta reflexos protetores, como acordar e piscar os olhos, são liberados. Os donos recebem folheto explicativo com orientações e cuidados necessários no pós-operatório.








    Lucilá Calçados Orlândia