Em Batatais | Mais notícias

Secretaria de Saúde confirma morte por febre amarela em Batatais

Secretaria de Saúde confirma morte por febre amarela em Batatais
Novacidade.com | 23/01/2017 - 17:17:38

Uma pessoa morreu vítima de febre amarela no município de Batatais (SP). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na tarde desta segunda-feira (23). Esta é a segunda morte em decorrência da doença registrada nos últimos seis meses na região. Anteriormente, a morte de um homem com febre amarela em 26 de dezembro de 2016 foi confirmada pela Prefeitura de Ribeirão Preto.

O caso divulgado se soma a outros dois óbitos registrados neste ano no Estado de São Paulo. Um dos casos foi importado de Minas Gerais, com a notificação ocorrida em Santana de Parnaíba. Já as mortes de Batatais e Américo Brasiliense ocorreram com pacientes que contraíram a doença dentro de seus próprios municípios.

Atualmente, a Secretaria de Saúde investiga outros dez casos de febre amarela silvestre de pessoas que estiveram em Minas Gerais, sendo que três pacientes morreram. Em 2016, foram confirmadas duas mortes em decorrência da doença. O primeiro caso ocorreu em Bady Bassit, sendo que as autoridades suspeitam que o paciente tenha sido infectado em uma área rural de São José do Rio Preto. Já o segundo óbito ocorreu em Ribeirão Preto.

A instituição afirma ainda que recebeu 1,7 milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde no último semestre de 2016 e mais de 400 mil doses foram enviadas em janeiro de 2017. Desde 2016 até 16 de janeiro deste ano, foram confirmados 24 casos de adoecimento ou mortes de macacos por febre amarela.

Na região, foram ao menos cinco mortes de macacos: dois em Jaboticabal (SP), dois em Ribeirão Preto e um em Monte Alto (SP) no ano passado.

FONTE: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca








    Lucilá Calçados Orlândia