Denúncia anônima | Mais notícias

Animais exóticos são apreendidos por agentes do Ibama em Orlândia

Animais exóticos são apreendidos por agentes do Ibama em Orlândia
Novacidade.com | 11/01/2017 - 18:18:35

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apreenderam diversos animais exóticos que eram mantidos dentro de uma casa na região do município de Orlândia (SP). Eles ficavam acondicionados dentro de caixas de plástico e permanecerão em quarentena. O dono dos animais poderá ser autuado por dois crimes.

Os profissionais do Ibama chegaram até os animais após uma denúncia anônima. Uma jiboia, uma cobra cipó, duas tarântulas, seis lagartos gecko e doze baratas de Madagascar foram encontradas na casa do suspeito. Durante a ação, os agentes do Ibama contaram com apoio de homens da Polícia Ambiental de Orlândia.

“Verificamos que realmente existia animais tanto nativos como exóticos guardados em depósitos sem as autorizações e licenças emitidas pelos órgãos competentes então o Ibama fez a apreensão dos animais e agora vai ser feita a avaliação e identificação das espécies”, afirma Werley Takeda, analista ambiental do Ibama.

Aos agentes do Ibama, o dono afirmou que mantinha os animais porque gostava e disse que alguns deles foram presente, enquanto outros foram resgatados por ele mesmo. O rapaz não foi capaz de explicar como os animais exóticos, e que não são encontrados no Brasil, entraram no País. Ele também não possuía certificados ou autorizações para mantê-los em cativeiro.

O suspeito poderá ser autuado pelos crimes de introduzir e manter animais exóticos no país sem autorização dos órgãos competentes e depósito de espécie silvestre nativa sem autorização e licença dos órgãos competentes.

Todos os animais apreendidos foram levados até o Bosque Municipal Fábio Barreto, onde deverão permanecer até que as equipes do local se certifiquem que eles estão em boas condições de saúde.

“A primeira impressão dos técnicos do zoológico é que os animais estão bem, foram bem tratados e bem nutridos. Eles chegaram em caixas e não sabemos se eles ficaram o tempo todo mantidos na caixa. Não é recomendado criar tanto animais exóticos quanto de nossa fauna em casa, especialmente serpentes, porque pode causar algum acidente. Agora os animais ficarão essa semana no setor de quarentena e posteriormente eles poderão ser introduzidos a nossos ambientes ou encaminhados para outros zoológicos”, conclui o zootecnista chefe do Bosque e Zoológico Municipal, Alexandre Gouveia.

FONTE: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca







    Lucilá Calçados Orlândia