Em Orlândia | Mais notícias

Alunos recebem certificado do Projeto Sustent´ARTE

Alunos recebem certificado do Projeto Sustent´ARTE
Novacidade.com | 28/12/2016 - 09:59:47

A primeira fase do Projeto Sustent´ARTE realizado em Orlândia, foi concluída por 42 alunos. Eles receberam o certificado de conclusão na noite de 20 de dezembro, em uma concorrida cerimônia que teve a presença de seus familiares, amigos e dos parceiros promotores do Projeto que conta com o patrocínio da Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas, tem o apoio o Grupo Colorado do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e da Prefeitura Municipal de Orlândia. São parceiros do Projeto a Escola Senai Luiz Scavone – Itatiba - Linha de Produtos e a Escola SENAI- Eng. Octávio Marcondes Ferraz - Ribeirão Preto.

Entre os 42 alunos concluintes das aulas de Identificação do Material e Criatividade, nos últimos seis meses, 16 também fizeram a especialização em Manuseio de Máquinas para Madeira no SENAI e receberam certificados correspondentes ao curso de 30 horas, realizado entre outubro e dezembro no SENAI Ribeirão Preto.

Foi emocionante ouvir as lindas histórias de esforço, dedicação, empenho e superação vividas pelos alunos do Projeto. Alguns viajavam de cidades vizinhas para participar das aulas, o curso trouxe também expectativa de futuro para uma família em situação de rua.



Porta-retratos, fruteiras, varal de fotos, relógios, prateleiras e baús em madeira, elaborados pelos alunos do projeto foram expostos para que o público pudesse conhecer o trabalho realizado ao longo do curso.

Os participantes puderam acompanhar a apresentação do Coordenador Técnico de Itatiba, Eduardo Oliveira detalhando o desenho que dará origem a cada peça e a matéria-prima, antecipando a próxima etapa do curso.

A mesa de entrega dos certificados foi composta pela diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado e instituidora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Josimara Ribeiro de Mendonça, pelo Secretário Municipal de Administração e Educação, Mário Brunhara, que representou a Prefeita Municipal de Orlândia Flávia Mendes Gomes; a agente de Responsabilidade Social e tutora da Turma, Cristiane Cordeiro, representante do Sesi e Senai; além do gerente Geral de Negócios, João Falaschi, representando a Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda.

De São Paulo veio Ivania Maria Filippi Novo, Supervisora Regional Senai, que destacou a importância do curso como ação de cidadania. Os certificados foram entregues pelo representante da Prefeitura, Mario Brunhara, do Grupo Colorado e IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça e Colorado Máquinas, João Falaschi. Também estiveram presentes a representante do Sesi SP, Fabiana Castillo Marsola Romero, Coordenadora de Qualidade de Vida, representantes do Sesi Ribeirão Preto Renata Bernardino Buccioli, Agente de Mercado, Neusa Aveiro, Agente de Responsabilidade Social em Moda, Priscila Altran do Núcleo de Teatro e Cristiane Cordeiro, Agente de Responsabilidade Social em Arte. O Senai Itatiba foi representado pelo coordenador Técnico Eduardo Oliveira. A Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda também contou com a presença do coordenador Administrativo Antônio Zufellato. A diretora de Comunicação Social do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Carvalho foi a mestre de cerimônias da noite, na sessão que também contou com a presença do gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Em sinal de reconhecimento à dedicação da turma, os parceiros promotores do Sustent´ARTE entregaram a cada aluno o porta-retratos, primeira peça proposta pelos professores como atividade prática durante o curso. Para finalizar a noite, a atriz Geisy Urbano fez uma interferência cênica do poema “Metade”, de Oswaldo Montenegro sob orientação de Priscila Autran . A conquista foi comemorada com o coquetel oferecido aos formandos pelo Grupo Colorado e Colorado Máquinas.

Foco em qualificação profissional
O Projeto Sustent’ARTE com reaproveitamento de pallets e embalagens de madeira ofereceu aulas para duas turmas, formadas por alunos que possuem Ensino Fundamental Completo e aconteceram nos períodos da tarde e da noite no Núcleo Municipal de Formação Profissional Antonio Scaff, em espaço cedido pela Prefeitura de Orlândia.

O foco do Sustent´ARTE é a qualificação profissional e possibilidade de inserção do participante no mercado de trabalho. Durante a primeira etapa de aulas do Sustent´ARTE, os alunos do Projeto puderam reconhecer que a madeira, como um resíduo pode ser a fonte de criação para o desenvolvimento e produção de peças, além de terem aprendido variadas técnicas artesanais.

O projeto Sustent´ARTE entrou em breve recesso até o dia 16 de janeiro, quando será iniciada a segunda etapa para os 42 alunos participantes. A expectativa é que o término das aulas se dê em setembro de 2017.












    Lucilá Calçados Orlândia