Novacidade.com News - Orlândia - Notícias - Fotos
FTTh Telecom Credimogiana
Ribeirão Preto

Programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Compartilhar

Oficinas são porta de entrada para novos saberes na 19ª Feira Nacional do Livro

Com mais de 330 eventos culturais, a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz em sua programação, entre os dias 9 e 16 de junho, encontros com autores, lançamentos, espetáculos artísticos e atividades culturais voltadas a todos os públicos. E um dos destaques do programa oficial da feira são as oficinas temáticas, uma excelente oportunidade de encontrar novos saberes e variadas formas de expressão pelo contato direto com artesãos das palavras e das artes em geral.

Para quem gosta de escrever, mas quer se aprimorar ou para quem pensa em dar os primeiros passos na arte da escrita, uma boa dica é a oficina “Escrita criativa para não escritores da jornalista Fran Micheli, que será realizada no dia 9 de junho (domingo), das 14h às 17h, no Espaço Sustent’Arte (Praça XV, esquina com a rua Visconde de Inhaúma). A oficina tem como objetivo fazer com que cada participante conheça, compreenda, respeite e tire o melhor proveito do seu próprio processo criativo. Através de exercícios dinâmicos, serão exploradas as possibilidades da escrita, produzindo narrativas em diversos formatos com base no autoconhecimento e empatia. Ao final, cada participante produzirá sua própria crônica.

-A matéria continua depois da publicidade-

Para Fran Micheli, o ato de escrever pode funcionar como atividade terapêutica, já que possibilita a ampliação de pontos de vista quando o praticante lê a própria história que acabou de ser escrita. “Durante a escrita despretensiosa, o praticante tem a oportunidade de compreender mais a fundo o seu processo de criação através da utilização de memórias afetivas, símbolos, representações e histórias que marcaram sua vida de alguma maneira. Essa mudança de perspectiva tem um impacto positivo em vários aspectos como produtividade, facilidade na criação de novas soluções e até na empatia dentro de seus círculos de convivência”, diz a jornalista.

Além da oficina, Fran Micheli vai apresentar, no dia 16 de junho, às 17h, no Centro Cultural Palace, o salão de ideias “Escrita e processos criativos: como escrever pode ser sua terapia?”. Após este encontro, a autora lançará oficialmente seu livro “Impróprio para Consumo – crônicas sensoriais da cabeça à boca do estômago”, uma coletânea de textos em curto formato produzidos durante os últimos anos. A matéria-prima das crônicas são memórias afetivas sobre comida, sabores, aromas e apelos sensoriais que se entrelaçam em uma linha narrativa sensível e bem-humorada. “Este livro vem sendo escrito há, pelo menos, sete anos. E, curiosamente, quando eu e a editora Ana Cândida Tofeti decidimos apostar na publicação, percebi que todos eles falavam sobre comida, de alguma forma, seja como protagonista ou figurante de uma história. Essa é a característica que une as narrativas que ora são azedas, ora são doces e, na maioria das vezes, com um pessimismo bem-humorado”, define a autora.

Confira algumas das oficinas oferecidas durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Quintais produtivos – Cultive o seu alimento – Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira

Dias 9, 11, 13, 15 e 16 de junho, às 10h, no Coreto Praça XV

Dicas para adotar práticas sustentáveis: separar o lixo, compostar resíduos orgânicos e cultivo de horta em pequenos espaços.

Livro desmontável, com Monalisa Machado

Dias 9 de junho, das 14h às 18h, e 10 de junho, das 9h às 13h, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades Sesc

Num ambiente repleto de tecidos com as mais diversas texturas, cores, estampas e tamanhos, os participantes da oficina são instigados a montar seu próprio livro de recortes. Um furo aqui, uma amarração acolá e no final uma ou muitas histórias surgem a partir do que foi criado. Quer fazer tudo diferente? É só desmontar seu livro e recomeçar a brincadeira.

Música e Habilidades para vida: uma estratégia na promoção da saúde, com Erika de Andrade Silva

Dia 10 de junho, às 14h, no Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar

Crianças e jovens necessitam desenvolver habilidades socioemocionais para enfrentarem as adversidades, conforme preconizam os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), especificamente os Objetivos 3 e 4, respectivamente Boa Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade. Esta palestra/oficina pretende articular as áreas da música, saúde e bem-estar através da oficina de habilidades para vida com objetivo de promover saúde. Espera-se contribuir para a aproximação das áreas das artes, da educação e da saúde, oferecendo novas possibilidades de promover saúde.

Eu no lugar do outro (Moura Lacerda)

Dias 10 e 13 de junho, às 19h, no Espaço Sustent’Arte

A atividade propõe reflexão sobre o desenvolvimento humano e os aspectos da pessoa com deficiência, por meio de atividades práticas e vivenciais para o repertório comportamental e planejando estratégias que acolham a diversidade e promovam o desenvolvimento de todos.

Poesia têxtil, com Zezé e Alvinho Cherubini

Dias 11 de junho, das 14h às 18h, e 12 de junho, das 9h às 13h, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades Sesc

Utilizando retalhos de tecido, linhas, rendas e diversos aviamentos, os participantes irão ilustrar em um painel de tecido, poemas inspirados nas obras de Manuel de Barros e Cecília Meireles.

Jovens pelo clima: ativismo, empreendedorismo e participação na política

Dia 11 de junho, das 18h às 20h, no Estande Instituto Terroá

A oficina objetiva demonstrar na prática como ferramentas utilizadas pelo Programa Jovens Transformadores, do Instituto Terroá, que passam pelo ativismo, pelo empreendedorismo e pela participação na política, podem catalisar transformações em nossas comunidades.

Saberes da natureza – Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira

Dia 12 de junho, às 15h, no Coreto Praça XV

Motivados por textos e poemas que tratam da natureza, os participantes serão convidados a estimular seu potencial criativo e sua expressão.

Letramento literário – com Renata Cortez, Marília Scorzoni e Elaine Christina Motta (Centro Universitário Barão de Mauá)

Dia 12 de junho, às 16h, no Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar

Oficina pautada no letramento literário para o desenvolvimento de práticas leitoras que possibilitem discutir os objetivos do desenvolvimento sustentável por meio da intertextualidade.

Fotoleitura, com Marcio Sno

Dias 13 de junho, das 9h às 13h, e 14 de  junho, das 14h às 18h, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades Sesc

A intervenção é semelhante a fotonovelas, na qual os participantes criarão suas próprias histórias em formato de HQ com objetos, brinquedos e fragmentos de textos literários, usando máquina fotográfica ou aparelho celular.

Em harmonia com a terra – Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira

Dias 11 e 13 de junho, às 15h, no Coreto Praça XV

O participante descobre, através do contato com a argila, os inúmeros benefícios da terra, além de explorar a criatividade na elaboração de pequenas esculturas.

Psicomotricidade e Educação musical, com Jaqueline Franco

Dia 14 de junho, às 9h30, no Centro Cultural Palace – Auditório 1º andar

A oficina propõe a junção de duas áreas: psicomotricidade e educação musical através da prática de atividades que podem ser incorporadas por educadores musicais e áreas afins no processo educativo. O objetivo é alcançar, de forma lúdica, competências fundamentais para o processo de maturação da criança ou mesmo de adultos com dificuldade rítmica e/ou motora.

Lettering em placa de madeira, com Cristiane Cordeiro

Dias 11, 12, 13, 14 e 15 de junho, às 15h, no Espaço Sustent’Arte

Os participantes são levados ao mundo da escrita por meio de técnicas de caligrafia, utilizando como suporte, placas de madeira, que também serão customizadas com a utilização de diversos materiais.

Bolsa capa de livros, com Dayane Oliveira

Dias 15, das 9h às 13h, e 16 de junho, das 14h às 18h no Gabinete de Curiosidades e Habilidades Sesc

O participante irá criar e customizar uma bolsa capa de livros personalizada.

Canto de berimbau – Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira

Dia 15 de junho, às 13h, no Coreto Praça XV

Os participantes poderão conhecer esse instrumento histórico do nosso patrimônio cultural.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores eventos culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Lista completa de locais da Feira e endereços

ACIRP
RuaVisconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre Euclides
Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Coreto Praça XV
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent’arte
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Esplanada do Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande Fundação do Livro e Leitura
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes
Centro

Praça XV de Novembro
Praça XV, esquina com a rua Visconde de Inhaúma

Sesi Castelo Branco
Rua Dom Luís do Amaral, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório )
Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista
Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger.  Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces.  Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere,Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo,Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante,  Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto  de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV,  Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto – Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: